Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero começa hoje no Cariri

20 de março de 2017 - 15:01

Evento contará com a realização de conferências, palestras, mesas redondas, além de apresentação de mais de 150 trabalhos acadêmicos inscritos (Imagem: Portal Juazeiro)

Começa nesta segunda-feira (20), a partir das 19h no Memorial Padre Cícero em Juazeiro do Norte, o Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero. O evento é uma parceria da Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e vai discutir sobre a reabilitação do santo popular.

O simpósio contará com a realização de conferências, palestras, mesas redondas, além de apresentação de mais de 150 trabalhos acadêmicos inscritos. A maioria das apresentações culturais acontecem no largo do Socorro, com coordenação e parceria da Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, Coordenação de Cultura e SESC.

Para a V edição do simpósio, estão confirmadas presenças importantes dos palestrantes como o escritor e teólogo Leonardo Boff; o Dr. John Eade, da University of Roehampton – UK; Dr. Carlos Alberto Steil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS); Dra. Candice Slater, University of Berkeley, nos Estados Unidos; Dra. Maria do Carmo Pagan Forti, Unileão / FMJ; Dom Antonio Muniz Fernandes, Arcebispo de Maceió; Dr. Rubens Costa, da URCA; Dra. Ercilia Braga de Olinda, Universidade Federal do Ceará (UFC); Ms. Adriana Simião da Silva, URCA; Ms. Fátima Pinho, URCA; Dra. Maria Lucia Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Dra. Julia Miranda, UFC; Dr. Carlos Tolovi, URCA; Padre Geraldo Luiz Borges Hackmann, Arquidiocese de Porto Alegre e Dom Fernando Panico, Bispo Diocesano do Crato.

Reabilitação

O tema polêmico, como a reabilitação do Padre Cícero, foi debatido na edição anterior do Simpósio, mesmo antes ser anunciado pela Igreja Católica. Após o anúncio e muitas discussões, o assunto passa a ser pauta importante de debate acadêmico durante o este evento, o maior sobre estudos voltados para a temática da religiosidade no âmbito da academia.

O primeiro simpósio foi realizado no ano 1988, quando veio à tona a temática do Padre Cícero e os romeiros. No ano seguinte, o sacerdote e a beata Maria de Araújo que, junto com o padre, protagonizou o milagre do sangramento da hóstia, no ano de 1889. O contexto desse momento, que continua sendo alvo de estudos, foi debatido trazendo à tona pela primeira vez, de forma ampla, o nome da beata Maria de Araújo, que teve os seus restos mortais levados da Capela do Socorro. Ainda hoje estão desaparecidos, e como muitas questões relacionadas ao fenômeno, continuam sendo mistério. Há quase três anos, a pergunta principal para suscitar os debates foi “E…onde está ele?”.

O evento será aberto no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Mais informações no site: http://v-simposio-internacional-do-padre-cicero.webnode.com