Festival UFC de Cultura debate vivência nos grandes centros urbanos

17 de março de 2017 - 19:00

Os amantes da cultura já podem se agendar: de 28 a 31 de março, ocorre a nona edição do Festival UFC de Cultura, que neste ano traz o tema “Cultura da cidade | Cidade da cultura”.

Os tradicionais shows, mostra de cinema, apresentações teatrais, seminário acadêmico, oficinas, feira gastronômica e de artesanato serão mantidos, embora em 2017 a novidade seja a realização simultânea aos Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará e à III Mostra ICA, que compartilham a produção científica, extensionista e cultural da UFC.

Os três eventos são abertos ao público e promovem atividades nos três turnos no Instituto de Cultura e Arte (ICA), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (Av. Mister Hull, s/n).

A escolha temática do Festival propõe um debate sobre as diferentes formas de habitar e transformar os grandes centros urbanos nos dias atuais e, nesse contexto, vivenciar as culturas local e global.

No dia 28, terça-feira, a primeira atividade da programação (a ser realizada, excepcionalmente, no Auditório da Reitoria) é o seminário acadêmico Cultura da Cidade | Cidade da Cultura. Ele trará, pela manhã, a mesa-redonda “Cidade da cultura: reinvenção e sustentabilidade do patrimônio artístico-cultural material e imaterial urbano”, tendo como convidados os professores Romeu Duarte (Arquitetura e Urbanismo/UFC) e José Borzacchielo (Geografia/UFC) e como mediadora a Profª Georgia Cruz (Sistemas e Mídias Digitais/UFC).

À tarde, será a vez da mesa “Cultura da cidade: movimentos artístico-culturais como forma de resistência e ressignificação urbana”, cujos convidados serão o Prof. Albino Rubim (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/UFBA) e Alemberg Quindins (Fundação Casa Grande, Nova Olinda-CE), com mediação da Profª Adelaide Gonçalves (História/UFC).

No dia 29 de março, às 9h, ocorre a abertura oficial dos três eventos no auditório do Centro de Convivência do ICA (Campus do Pici), com a conferência “Arte, ciência e tecnologia: novos paradigmas de convivência e desenvolvimento”, ministrada por Lúcia Santaella, professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Pesquisadora nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), autora de 44 livros e quatro vezes vencedora do Prêmio Jabuti, Santaella discorrerá sobre o tema transversal que une os eventos, abordando a arte, a cultura e a ciência como formas codependentes de pensar e criar.

O Festival UFC de Cultura tem patrocínio da Enel, apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), organização da Via de Comunicação e Cultura e é uma realização do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e da Universidade Federal do Ceará.

A programação completa está sendo divulgada no site do Festival (www.festivalufcdecultura.ufc.br), na conta @FestivalUFC do Twitter e na fanpage do evento no Facebook (facebook.com/FestivalUFCdeCultura).

MÚSICA NO PICI – Nesta edição, o Festival UFC de Cultura terá também shows musicais diurnos, com a criação de um Espaço Mix entre o ICA e o Centro de Convivência da UFC. Saiba mais sobre a programação: https://goo.gl/2k0mW6.

ESPAÇO DE FORMAÇÃO – Na programação de oficinas, que traz formações cuja duração varia de uma a quatro horas-aula, estão temas como isogravura (xilogravura com isopor), jogos musicais e rítmicos, voz e canto, princípios básicos de zouk, elaboração de projetos culturais, dentre outros. Todas são gratuitas e abertas ao público, com inscrição prévia a partir da semana que vem por meio de formulário eletrônico (embora também sejam aceitas inscrições no local e horário das oficinas).

MOSTRA AUDIOVISUAL – Tradicionalmente um lugar de reflexão sobre a sétima arte, o Festival UFC de Cultura homenageia em 2017 o cineasta cearense Karim Aïnouz. Saiba mais sobre a programação: https://goo.gl/aHNWek.

DIVERSIDADE CÊNICA – O teatro terá também espaço reservado nas atividades do Festival e da III Mostra ICA, das 9h30min às 18h. Desde o hall de entrada do Instituto, passando pelos corredores, Salas de Corpo, Salas de Artes Cênicas e Centro de Convivência, o público presente poderá assistir a espetáculos de dança, performances, instalações, intervenções teatrais, apresentações cênico-musicais e de poesia. Os horários e locais de cada apresentação serão publicados no site do Festival.

GASTRONOMIA E ARTESANATO – Como em edições anteriores, será ofertado aos visitantes um espaço com experiências gastronômicas variadas. Um fato novo é a presença de food trucks parceiros, formando uma verdadeira praça de alimentação no espaço do estacionamento do ICA/Pici.

Foram selecionadas diversas propostas, contando-se inclusive com opções veganas. Sob coordenação da Casa de José de Alencar, também serão expostos no local estandes para comercialização de trabalhos artísticos e artesanais.