Governo anuncia os seis agraciados com a Medalha da Abolição

14 de março de 2017 - 13:00

Governador Camilo Santana entrega as comendas no próximo dia 25 de março, no Palácio da Abolição

O Governo do Ceará anuncia os nomes dos seis agraciados com a Medalha da Abolição 2016-2017. São eles o empresário Carlos Francisco Ribeiro Jereissati; o ex-governador do Estado Ciro Ferreira Gomes; o músico e produtor cultural Francisco Alemberg de Souza Lima; a professora e escritora Luiza de Teodoro Vieira; o ministro do Tribunal Superior Eleitoral Napoleão Nunes Maia Filho; e o médico Valton Miranda Leitão.

A entrega da Medalha acontece no dia 25 de março, no Palácio da Abolição, pelo governador Camilo Santana.

A medalha

A comenda, instituída em 1963, reconhece o trabalho relevante de brasileiros para o Estado do Ceará ou para o Brasil. Com os seis agraciados, 164 personalidades do País foram homenageadas.

A escolha é feita por uma comissão, instituída em um decreto. Essa comissão avalia o conjunto de nomes e resolve conceder, dentre esses nomes, a medalha para aqueles que mais se destacaram.

Saiba um pouco mais sobre os homenageados:

Carlos Francisco Ribeiro Jereissati
O empresário Carlos Francisco Ribeiro Jereissati, 70, nasceu no Ceará e se radicou em São Paulo. É economista graduado pela Universidade Mackenzie. Instalou o primeiro shopping center do Brasil, o Iguatemi de São Paulo, em novembro de 1966. Atualmente, lidera a La Fonte Participações, que controla o Shopping Iguatemi, o Grande Moinho Cearense e é acionista majoritário da Oi.

Ciro Ferreira Gomes
Ciro Gomes, 59, é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará e estudou na Harvard Law School. Governou o Estado entre 1991 e 1994. Foi também prefeito de Fortaleza, deputado estadual, deputado federal, e ministro da Fazenda e da Integração Nacional, além de secretário da Saúde do Ceará e presidente da Transnordestina Logística S/A. Escreveu três livros e disputou a Presidência da República nas eleições de 1998 e 2002.

Francisco Alemberg de Souza Lima
Aos 44 anos, Francisco Alemberg de Souza Lima, tem como grande realização a criação da Fundação Casa Grande, uma escola de referência em educação em Nova Olinda que transforma crianças e jovens em gestores culturais protagonistas de suas histórias. É músico, pesquisador e produtor cultural. Nasceu e mora em Crato (CE).

Luiza de Teodoro Vieira
A professora Luiza de Teodoro Vieira é formada em História pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e autora de diversos livros – que foram usados para alfabetizar estudantes da rede de ensino. Na rede estadual de ensino do Governo do Ceará, ela dá nome a uma Escola Estadual de Educação Profissional, em Pacatuba, construída originalmente como escola de ensino médio em 1986 e reformada em 2009.

Napoleão Nunes Maia Filho
Napoleão Nunes Maia Filho, 72, nasceu em Limoeiro do Norte. É bacharel e mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), sendo hoje ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Passou por várias funções na magistratura federal e no Magistério Jurídico Superior. É irmão dos poetas Luciano Maia e Virgílio Maia, sendo, os três, membros da Academia Cearense de Letras.

Valton Miranda Leitão
Valton Miranda Leitão nasceu em Teresina, mas tornou-se médico pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, em 1966. Tem formação em Psiquiatria e Psicoterapia Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra o Grupo de Estudos Psicanalíticos de Fortaleza, filiado à Associação Internacional de Psicanálise (Londres), e coordena a Escola de Psicoterapia Psicanalítica de Fortaleza, integrada ao Grupo Educacional Farias Brito.