Ceará atinge média histórica das chuvas de fevereiro dos últimos 30 anos

20 de fevereiro de 2017 - 18:13

Os últimos dias têm sido de intensas chuvas em praticamente todo o Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até o início da tarde desta segunda-feira (20) foram registradas chuvas em 140 municípios do Estado. De acordo com o meteorologista, David Ferran, essas chuvas estão associadas a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e devem permanecer pelos próximos três dias.

A Funceme informou que o Ceará atingiu a média histórica de chuvas no mês de fevereiro dos últimos 30 anos,  que era de aproximadamente 119 milímetros (mm), e até o dia 20 de fevereiro já foram registrados 121 milímetros (mm). O número representa uma estimativa de 2% acima da média.

Balanço da Funceme mostra as dez maiores chuvas por municípios desta segunda-feira, 20 (Imagem: Site da Funceme)

O balanço da Funceme mostra que as chuvas mais intensas foram registradas em Jaguaretama (125 milímetros), Fortim (106 milímetros), Altaneira (com 105 milímetros) e Barro (com 100 milímetros). Choveu também em Hidrolândia (90 milímetros), Potiretama (85 milímetros), Lavras Da Mangabeira (82 milímetros), Iracema (76 milímetros) e Beberibe (75 milímetros), conforme os dados atualizados até 14h40.

Prognóstico para março-abril-maio de 2017

Amanhã, a partir das 8h30, o presidente da Funceme, Eduardo Martins, fará a divulgação do prognóstico de chuvas para o trimestre março-abril-maio no Estado. A reunião acontecerá no auditório da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A divulgação contará com a presença de todos os representantes dos órgãos membros do CONERH além de demais autoridades. O novo prognóstico também vai explicar a evolução das condições dos oceanos e da atmosfera em relação ao que foi analisado na previsão climática anterior, divulgada no dia 18 de janeiro.