SDA comemora 10 anos consolidando fortalecimento da agricultura familiar

8 de fevereiro de 2017 - 14:55

A data oficial é dia 7 de fevereiro, mas a extensa programação alusiva aos 10 anos de criação da Secretaria de Desenvolvimento (SDA) denota a força de uma das principais áreas da gestão do governador Camilo Santana. A secretaria quer ampliar ainda mais o atendimento aos mais de 1,3 milhão de produtores rurais e garantir produção com qualidade, oportunidades de trabalho e renda.

 

A recém-criada Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), que completa 10 anos nesta terça-feira (7), atua dando respostas rápidas e positivas para a convivência com a seca no campo. Somente na Safra 2015-2016 foram injetados R$ 22 milhões pelo Garantia Safra, o Fundo que paga aos agricultores o benefício de R$ 850 para quem teve perda comprovada da safra igual ou superior a 50%. O Ceará é o Estado que mais paga o benefício em todo o País e nesta safra já atende a 170 mil agricultores familiares.

 

IMG_6377_web.jpgMas a marca desta secretaria, que já foi criada e ocupada pelo atual governador Camilo Santana, é atuar no fortalecimento da agricultura familiar, na sustentabilidade de ações e projetos que promovam a produção e a integração de famílias e comunidades tradicionais como a quilombola e indígena com foco no jovem e na mulher.

 

“Hoje, de alguma maneira, estamos em todos os 184 municípios cearenses atuando com alguma ação de assistência técnica rural, projeto produtivo, acompanhando e apoiando iniciativas ou programas estruturantes como a execução de sistemas de abastecimento, perfuração de poços, cisternas ou de inovação tecnológica. Somos um dos pioneiros no uso da energia eólica e solar na agricultura familiar e produzindo frutas em pleno semiárido e seca”, explicou o secretário Dedé Teixeira.

 

IMG_6369_web.jpgFortalecimento

 

Com informação e desburocratização para produzir, o perfil do agricultor e da agricultora familiar mudaram bastante nos últimos anos. “Em 2016, em várias regiões do Ceará, tivemos aumento da produção de frutas com o uso da técnica de irrigação por gotejamento. Este é um trabalho fantástico, que os técnicos da Ematerce vem desenvolvendo, dando condições de produção com qualidade e uso de pouca água. O mesmo acontece com a palma, onde um produtor de Quixeramobim produziu em 2016 mais de dois milhões de raquetes para o Hora de Plantar”, disse Antonio Amorim, presidente da Ematerce e ex-secretário adjunto da SDA.

 

170118_SDA10_EDINALDO_JW9335_web.jpgAtendimento

 

Em 10 anos de atendimento aos agricultores familiares, a SDA tem diversificado o foco de atuação,que vai desde programas com uso de novas tecnologias como os tanques de resfriamento e inseminação na área da Caprinocultura até acesso ao crédito para projetos com uso de energia renovável, irrigação por gotejamento e reuso de água cinza.

 

“Mesmo com a maior estiagem dos últimos 60 anos, conseguimos incrementar a produção de leite derivado da ovinocaprinocultura no Sertão dos Inhamuns, Sertão Central, em mais de 25 municípios e estamos ampliando esse trabalho. Várias secretarias de desenvolvimento agrário como a recém-criada de Minas Gerais, vieram conhecer nossas experiências de convivência com o semiárido, porque somos referências em vários projetos como o Hora de Plantar (distribuição de sementes), Mandala, Cajucultura, Cisternas, São José, Paulo Freire entre outros”, destacou Márcio Peixoto, coordenador das Cadeias Produtivas da Pecuária da SDA.

 

Cartão

 

Em fase de desenvolvimento, o Cartão do Agricultor deverá ser lançado ainda em 2017 com o objetivo de acelerar o atendimento e o acompanhamento dos agricultores e agricultoras aos programas e benefícios da SDA. Atualmente, já foram cadastrados 1.200.290 beneficiários. “Com o acesso a esse banco de dados, a secretaria poderá dá uma resposta mais rápida para o produtor, priorizando as ações e melhorando os serviços prestados”, definiu o secretário Dedé Teixeira.

 

*Fonte:Assessoria de Comunicação Secretaria de Desenvolvimento Agrário