Núcleos de saúde no Vapt Vupt iniciam programação de palestras

8 de fevereiro de 2017 - 14:35

No mês do Carnaval, quem mora próximo ou trafega nos terminais de ônibus de Messejana e Antônio Bezerra, além de ter acesso ao serviço de imunização do núcleo da Secretaria da Saúde do Estado, nas centrais Vapt Vupt Antônio Bezerra e Messejana, poderá participar também de palestras sobre diferentes temas relacionados à promoção e proteção da saúde até o dia 23 de fevereiro, a partir das 9 horas.

Conforme a programação, ocorrerá uma palestra por semana em cada um dos núcleos de saúde. Nesta terça-feira, 7, às 9 horas, no Vapt Vupt Messejana, a palestra será sobre a importância da mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma. O câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. A doença também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos.

Na quarta-feira, 8, no mesmo horário, os usuários do Vapt Vupt Antônio Bezerra participarão da palestra sobre higienização correta das mãos. Esse simples ato, seja com água e sabonete ou com produto alcoólico (liquido glicerinado, gel ou espuma), evita a transmissão de microrganismos, protegendo contra as doenças.

A abertura da Semana do Carnaval ocorrerá no dia 20, com o Bloquinho da Saúde às 9 horas e palestra sobre o uso do preservativo e prevenção contra sífilis às 14 horas, nos dois núcleos de saúde. Até o dia 23, serão abordados temas como os efeitos causados à saúde com o uso excessivo de bebida alcóolica, os benefícios e uso correto dos preservativos feminino e masculino, alimentação saudável e ingestão de água, cuidados com a pele, entre outros.

Em janeiro deste ano, foram realizadas 14 palestras nos núcleos de saúde com a participação de 866 usuários do Vapt Vupt. Em um mês, os núcleos nas centrais de Messejana e Antônio Bezerra atenderam a 3.596 usuários, sendo 2.111 vacinações. Esse número equivale a 26,5% atendimentos a mais do que o período de setembro a dezembro de 2016, quando os dois núcleos começaram a funcionar.

Serviço:Núcleo de Saúde do Vapt Vupt
Vapt Vupt de Messejana – funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas – (85) 3218.5200 e 3218.5245
Vapt Vupt de Antônio Bezerra – funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas – (85) 3207.1500