Bloco promove o encontro de Iracema com o Bode Ioiô

8 de fevereiro de 2017 - 14:41

Iracema Bode Beat sai aos domingos à tarde em direção à Praça Verde do Dragão do Mar. A concentração começa às 15h na Rua dos Tabajaras (Foto: Divulgação)

Os domingos de Pré-Carnaval ganharam uma diversão inusitada e os foliões vão ter uma boa história pra contar por causa de um bloco que já está dando o que falar de tanta originalidade. É o Iracema Bode Beat, um divertido e inimaginável encontro da índia Iracema com o lendário Bode Ioiô. Encarnando a musa alencarina está a travestida Yasmin Shirran, que remete à diversidade sexual, enquanto uma escultura dá vida ao Bode Ioiô, representando essa folclórica figura, que no inicio do século XX circulava pelas ruas  de Fortaleza na companhia de boêmios. O ator e bailarino Bruno Gomes também se caracteriza de Bode e interage com os demais personagens na rua.

Rolê de Iracema e seu bode

O bloco sai oficialmente pela primeira vez no próximo domingo, dia 12 de fevereiro, e repete a folia nos dois domingos seguintes, 19 e 26. A concentração começa às 15h na Rua dos Tabajaras, em frente ao Café Couture. Numa alusão ao caminho que o Bode fazia todos os dias, da Praça do Ferreira à Praia de Iracema, o bloco, puxado pela Iracema Big Band, sai em cortejo às 16h20 em direção à Praça Verde do Centro Dragão do Mar. E lá, a diversão continua com show da Banda Bode Beat às 18h.

Gata do Brilho, malabaristas e outras figuras

No cortejo com a índia Iracema e o Bode Ioiô, vão rolar as inúmeras atrações como a como a “Gata do Brilho” Natália da Escóssia (Foto: Divulgação)

O Iracema Bode Beat nasceu de um convite tentador: “segurar a alegria pelo chifre e fazer da transgressão um ato de amor”. No cortejo com a índia Iracema e o Bode Ioiô, vão rolar as inúmeras atrações que compõem, junto com o bloco, as mais diversas linguagens artísticas, como: a “Gata do Brilho” Natália da Escóssia, a “Lábios de Mel” Bianca Ellen, a Companhia Itinerante de Malabaris – CIM e Samara Garcia, entre outros artistas. Eles saem na rua pra escancarar! Todos com a proposta de fazer da arte, da cultura popular, da brincadeira e da bufonaria um trampolim que, para além do rir, remeta à questão de gênero e à liberdade de ser o que se é sem medo de expressar-se.  

Essa trupe põe a “cara no sol” a fim de contrapor-se à violência banal que tira a vida, fazendo desse encontro um levante de respeito ao ser humano. Esse é o grande mote que puxa o Bloco e a sua sonzeira pela Praia de Iracema, sincronizando a partir da irreverência, a tradição e o contemporâneo, a livre expressão e seus sucedâneos. Se a questão é chifre, o grande lance é brincar! E se a ideia é morrer, que seja de se divertir e nunca mais de matar!

A sonzeira de Iracema Big Band e Banda Bode Beat

O bloco é puxado pela Iracema Bog Band, formada por 17 músicos, entre instrumentistas da Assaré Big Band e mestres da cena da percussão cearense, sob o comando do regente Ferreirinha, até chegar na Praça Verde.

No palco do Dragão do Mar, assume o comando a Banda Bode Beat, que tem nos vocais o irreverente e talentoso Daniel Groove e uma das novas divas da música cearense, Nayra Costa. Na banda, Netinho Sá (baixo), Pedro Madeira (guitarra e guitarra baiana), Cláudio Mendes (teclado e guitarra), Fernando Lélis (sax), Renan Ramos (trompete), Edinilson Bandeira (bateria), Tchelmy  Sousa e Diones Mendes (percussão).

Um rolê em Sobral e Quixadá

O bloco Iracema Bode Beat não se restringe só às terras alencarinas e também dá uma voltinha pelas ruas de Sobral e Quixadá.  O Bloco Iracema Bode Beat é uma realização da Koisa & Tao Produções e do Bloco do Aui, com a parceria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o apoio da Verve e Solar – Coca Cola.

Serviço: Bloco Iracema Bode Beat em Fortaleza – Dias 12, 19 e 26 de fevereiro: 15h – Concentração com DJ no Café Couture (Rua dos Tabajaras, 554 – Praia de Iracema);  16h20 – Rolê de Iracema e seu bode; 18h – Chegada na Praça Verde e show da Banda Bode Beat.

Em Sobral – Dia 18.02: Banda Bode Beat, atores e malabaristas, encerrando o Bloco dos Sujos. Horário e local a confirmar.

Em Quixadá – Dia 27.02. Banda Bode Beat, atores e malabaristas. Horário e local a confirmar.

Informações: (85) 99913.3819