Pré-Carnaval do Dragão do Mar começa na próxima semana

3 de fevereiro de 2017 - 14:45

Fevereiro é mês de Carnaval no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. No próximo dia 9, a programação do Pré-Carnaval do Dragão 2017 estreia com o Bloco Chão da Praça, sob o comando dançante da banda Os Transacionais e os vinis carnavalescos do DJ Alan Morais. A festa seguirá pelas demais quintas-feiras do mês (dias 16 e 23 de fevereiro), começando sempre às 19h, na Praça Verde, e trazendo convidados especiais a cada noite. São eles: Lorena Nunes, Nigroover, Shalon Israel, Ilya Borges, Aldo Sena, Marcelo Renegado e Di Ferreira.

A novidade do Pré-Carnaval do Dragão 2017 fica por conta do Bloco Iracema Bode Beat, realizado pelo Centro Dragão do Mar em parceria com o Café Couture. Estreante também no Pré-Carnaval de Fortaleza, o Iracema Bode Beat ganha as ruas da Praia de Iracema nos domingos de fevereiro, a partir do dia 12, com os batuques da Iracema Big Band. Formada por 12 músicos, entre instrumentistas da Assaré Big Band e grandes percussionistas da cidade, a banda tem regência do maestro Ferreira e as vozes de Daniel Groove e Nayra Costa. Com concentração às 15h, em frente ao Café Couture, o cortejo partirá sempre às 17h, com destino à Praça Verde, onde a festa carnavalesca continua até as 21h.

No dia 17 de fevereiro, o Dragão do Mar apresenta a alternativa para quem quer pouco confete e serpentina, mas muito rock’n’roll: a Praça do Rock – Especial Pré-Carnaval. Em shows gratuitos, das 18h às 21h30, na Praça Verde, apresentam-se as bandas Coldness, Obskure, Jack the Joker e Devil’s Drink. Já no dia 19 de fevereiro, tem Carnaval também para os pequenos, com o nosso tradicional Bailinho Infantil do Dragão, das 15h às 18h, na Praça Verde.
Toda a programação tem acesso gratuito.

BLOCO CHÃO DA PRAÇA às quintas-feiras

Nos dias 9, 16 e 23 de fevereiro, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realiza uma das mais concorridas festas de Pré-Carnaval de Fortaleza: o Bloco Chão da Praça, cujo sucesso chega ao quinto ano consecutivo de folia. A noite inicia às 19h, com os vinis carnavalescos do DJ Alan Morais e segue o baile sob o comando da alegria e das canções dançantes da banda Os Transacionais.Conhecido dos foliões, mas sempre com uma surpresa na manga, o repertório do grupo une o Brasil das décadas passadas através de frevos, galopes, afoxés, marchinhas e  cirandas. Junto d’Os Transacionais, o público fará uma verdadeira peregrinação musical carnavalesca que vai de Olinda a Salvador, passando pelos bailes cariocas e pelas praias do Ceará.

Além do DJ Alan Morais e da banda Os Transacionais, o Bloco Chão da Praça apresenta, como de praxe, convidados especiais a cada noite. São grandes nomes da música cearense que, cada um no seu balanço, fazem a mistura ideal de Carnaval com o toque elétrico, contemporâneo. Na última noite de Bloco Chão da Praça, é realizado ainda o esperado Baile à Fantasia do Dragão, que convida o público a explorar a criatividade e se fantasiar.

Confira a programação:

Dia 09/01 – DJ Alan Morais e Os Transacionais convidam Lorena Nunes e Nigroover
Dia 16/01 – DJ Alan Morais e Os Transacionais convidam Shalon Israel e Ilya Borges
Dia 23/01 – Baile à Fantasia com DJ Alan Morais e Os Transacionais e os convidados Di Ferreira e Marcelo Renegado, com participação especial de Aldo Sena
Desde 2013, quando estreou no Centro Dragão do Mar, o Bloco Chão da Praça tem conquistado cada vez mais o público de Fortaleza e turistas. Tanto que, em 2016, a festa migrou do Espaço Rogaciano Leite Filho para a Praça Verde, passando a receber mais de cinco mil foliões a cada quinta-feira, com um pico de mais de sete mil pessoas na última noite da edição 2016.

SERVIÇO
Bloco Chão da Praça 2017
Quando: dias 9, 16 e 23 de fevereiro de 2017 (às quintas-feiras)
Hora: às 19h
Onde: na Praça Verde do Centro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito
Classificação indicativa: 18 anos

BLOCO IRACEMA BODE BEAT aos domingos



A brincadeira e folia do Carnaval ganham um teor tipicamente cearense com o Bloco Iracema Bode Beat, que, neste ano, pela primeira vez, integrará o Pré-Carnaval do Dragão do Mar. O encontro de Iracema com o Bode Ioiô é um convite a segurar a alegria pelo chifre e fazer da transgressão um ato de amor. Com os brincantes do bloco encarnando o Bode Ioiô e a travestida Yasmin Shyrran dando vida à índia Iracema, o Iracema Bode Beat bota o bloco na rua para escancarar. De um lado, uma Iracema que remete à diversidade sexual; do outro, um Bode que representa a própria cultura nordestina.

Formado por músicos oriundos da Assaré Big Band e mestres da cena da percussão cearense, sob a regência do maestro Ferreira e as vozes de Daniel Groove e Nayra Costa, a banda Iracema Big Band comandará o cortejo do bloco, com a participação de atrações de linguagens artísticas diversas, como o circo do grupo As 10 Graças de Palhaçaria. Será o chamado Rolê de Iracema com seu Bode. A concentração será às 15h, no Café Couture (Rua dos Tabajaras, 554 – Praia de Iracema), com início do aquecimento da banda do bloco às 16h. A partir das 17h, o cortejo parte rumo à Praça Verde do Dragão do Mar, onde a festa continua até as 21h.

SERVIÇO
Bloco Iracema Bode Beat
Quando: dias 12, 19 e 26 de fevereiro de 2017 (aos domingos)
Concentração: a partir das 15h, no Café Couture (Rua dos Tabajaras, 554 – Praia de Iracema)
Cortejo: às 17h, seguindo pela Rua das Tabajaras até a Praça Verde do Dragão do Mar
Festa: das 18h20 às 21h, na Praça Verde
Acesso gratuito
Classificação indicativa: 18 anos

BAILINHO INFANTIL DO DRAGÃO

Um dos mais tradicionais bailinhos infantis de Carnaval da cidade, o Bailinho Infantil do Dragão do Mar recebe os pequenos com muito confete, serpentina, brincadeiras e um repertório animado de canções infantis de Carnaval. Gratuita, a programação começa às 15h, com atividades de pintura e jogos do Brincando e Pintando no Dragão, e segue depois com atrações musicais e teatrais especialmente selecionados para a criançada.
SERVIÇO
Bailinho Infantil do Dragão
Quando: dia 19 de fevereiro de 2017 (domingo)
Hora: das 15h às 18h
Acesso gratuito
Classificação indicativa: livre

PRAÇA DO ROCK ESPECIAL PRÉ-CARNAVAL

O Praça do Rock é um programa mensal do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura em parceria com a Associação Cultural Cearense do Rock (ACR), pensado para valorizar as diferentes matrizes do gênero em Fortaleza. Geralmente, é realizado sempre no último sábado de cada mês, mas em fevereiro chega no embalo do Carnaval, com uma edição especial, no dia 17 deste mês. A ideia é apresentar uma programação alternativa para quem quer algo diferente da folia das marchinhas e blocos de Carnaval. Das 18h às 21h30, na Praça Verde, apresentam-se as bandas Coldness, Obskure, Jack the Joker e Devil’s Drink.

SERVIÇO
Praça do Rock Especial Carnaval
Quando: dia 17 de fevereiro
Hora: das 18h às 21h30
Onde: Praça Verde, no Centro Dragão do Mar
Acesso gratuito
Classificação indicativa: livre