Sesa realiza manhã de serviços para terceira idade neste sábado (28)

27 de janeiro de 2017 - 19:24

Neste sábado, 28 de janeiro, a Secretaria da Saúde do Estado realizará a primeira Ação de Saúde do Idoso deste ano. A mobilização ocorrerá das 8 às 12 horas, no Posto de Saúde Janival de Almeida, que fica na Rua Coelho Garcia, 25, bairro Passaré. Será uma manhã de serviços de cuidados a pessoas com idade acima de 60 anos, com avaliações nutricional, física e fonoaudiológica, aferição de pressão arterial e palestras sobre diferença entre gripe e pneumonia, importância das vacinações, como reconhecer a disfagia (dificuldade de engolir alimentos) e como alimentar o idoso fisicamente vulnerável.

Os participantes também serão orientados sobre identificação das vulnerabilidades, autocuidado e prevenção de quedas, uma dos problemas mais comuns que ocorrem na terceira idade. As causas da queda podem estar relacionadas ao ambiente externo, como calçada inadequada, iluminação, tapetes, localização dos móveis, ou ao próprio idoso que tenha alguma predisposição física (problemas na visão, audição, tato, equilíbrio), perda de força muscular ou alterações cardíacas e vasculares graves.

De acordo com a médica geriatra do Grupo Técnico do Idoso da Sesa, Raquel Pessoa, por ser um processo contínuo, o envelhecimento inicia desde o ventre materno. Por isso, a atividade física somada aos bons hábitos de uma alimentação saudável são importantes para chegar à terceira idade com qualidade de vida. “A gente não fica velho dos 59 para os 60 anos. A gente começa a envelhecer desde a barriga da mãe. O processo de envelhecimento é contínuo, por isso a prevenção, os bons hábitos e evitar cigarro e bebida alcoólica têm que começar de cedo”, ressalta.

Para o aposentado João Aniceto de Carvalho Neto, 68, a caminhada diária não pode faltar. Diabético tipo II, ele tem reforçado os cuidados com a saúde para garantir uma melhor qualidade de vida na terceira idade. “Sempre fiz algum esporte. Eu vivo bem, dentro das limitações da terceira idade. Viajo, faço ‘check up’ médico anualmente. A glicemia, tenho medido e faço o controle”, afirma.

Dicas para um envelhecimento saudável:

– Realizar atividades mentais para exercitar o cérebro como fazer palavras cruzadas, brincar com jogo de memória, mudar o comportamento rotineiro e memorizar números de telefones;

– Realizar atividades físicas como caminhar, andar de bicicleta, nadar, subir escada de degrau em degrau respirando lentamente;

– Não consumir bebidas alcoólicas e não fumar;

– Manter uma dieta saudável, como valorizar o consumo de peixe, frutas, verduras, legumes e cereais e limitar o de carnes vermelhas e laticínios.

Serviço:

Ação de Saúde do Idoso

Dia: 28 de janeiro de 2017
Horário: 8 às 12 horas

Local: Posto de Saúde Janival de Almeida – Rua Coelho Garcia, 25, Passaré, Fortaleza-CE