Ciclo Carnavalesco de 2017 de Fortaleza tem abertura oficial nesta sexta. Veja programação:

26 de janeiro de 2017 - 19:37

Nesta sexta-feira (27) tem início a abertura oficial do Ciclo Carnavalesco de 2017 de Fortaleza. O anúncio foi feito hoje pela Prefeitura de Fortaleza, em coletiva de imprensa no Paço Municipal. Com o tema Os Cem Anos de Samba, os festejos ocorrerão em diversos polos de toda a cidade.

Este ano, o grande homenageado do Carnaval e Pré-Carnaval de Fortaleza é o jornalista Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), um dos mais respeitos pesquisadores da música popular do Brasil e dono de um dos mais completos acervos sobre a capital.

As atividades ocorrerão em 11 polos distribuídos pela cidade, passando pela Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões, Estoril, Mocinha, Praia de Iracema (Aterrinho), Passeio Público, Aerolândia e Domingos Olímpio. Além desses oito, outra novidade esse ano é a ampliação em três novos polos localizados no Mercado do Joaquim Távora, Mercado dos Peixes e Polo da Sargento Hermínio.

Para animar as festas nos bairros da cidade, 58 blocos foram contemplados em edital para o período do pré-carnaval e receberam apoio de R$ 530 mil. O Aterrinho de Iracema recebe, ainda, 12 atrações, entre nacionais e locais, durante todo o ciclo carnavalesco.

Programação do Pré-Carnaval 2017

No sábado (28/01), o Aterrinho da Praia de Iracema terá desfiles de afoxés, blocos carnavalesco e o encerramento da noite com a Velha Guarda e bateria da Escola de Samba Mangueira, vencedora do Carnaval do Rio de Janeiro 2016.

Nos dias 04, 11 e 18 de fevereiro, a partir das 16h, haverá desfile dos blocos de rua na Praia de Iracema. A novidade desse ano é o trajeto do cortejo dos blocos, que sairá da avenida Historiador Raimundo Girão, em frente ao Ideal Clube e finalizará o seu percurso no palco do Aterrinho, onde a festa continua com artistas convidados dos blocos Kebra Mola, Bonde Batuque, Unidos da Cachorra, Baqueta, Camaleões da Vila e O Cheiro.

Nos dias 27 de janeiro e 03, 10 e 17 de fevereiro, um dos blocos mais queridos da cidade, o Luxo da Aldeia, coloca foliões para despencar com o seu repertório regado a canções de compositores cearenses de nascimento ou de coração, como Fausto Nilo, Lauro Maia, Luis Assunção, Ednardo e outros. As apresentações acontecerão a partir das 19 horas, na Praça do Ferreira.

No Mercado dos Pinhões, às sextas-feiras a festa fica por conta das prévias dos blocos Damas Cortejam (27/01), Os Bicho de Ureia (03/02), Bloco das Meninas – Di, Nayra e Lorena (10/02) e Samba Batuque da Gente (17/02), sempre das 19 horas às 22 horas.

O Estoril, Polo de Lazer Sargento Hermínio, Mercado da Aerolândia, Marcado do Joaquim Távora, Mercado dos Peixes e Passeio Público (programação infantil) também serão palco da programação dentre os dias 27/01 a 19/02.

Veja a programação do Pré-Carnaval 2017

Praça do Ferreira

– Luxo da Aldeia
Sextas-feiras: 27 de janeiro; 3, 10 e 17 de fevereiro – 19h às 22h

– Bloco Concentra Mas Não Sai
Sábados: 28 de janeiro; 4, 11 e 18 de fevereiro – 18h às 22h

Mercado dos Pinhões

– Samba Batuque da Gente
Sexta-feira: 27 de janeiro – 19h às 22h

– Os Bicho de Ureia
Sexta-feira: 3 de fevereiro – 19h às 22h

– Las Tropicanas
Sexta-feira: 10 de fevereiro – 19h às 22h

– Bloco As Damas Cortejam
Sexta-feira: 17 de fevereiro – 19h às 22h

Aterrinho

Sábado – 28 de janeiro – 16h às 22h
Desfile de Afoxé
Blocos Bonde Batuque, Unidos da Cachorra, Baqueta e Camaleões do Vila
O Cheiro
Velha Guarda e Bateria da Mangueira

Sábado – 4 de fevereiro – 16h às 22h
Desfile de Afoxé
Blocos Bonde Batuque, Unidos da Cachorra, Baqueta e Camaleões do Vila
O Cheiro
Convidado Bloco

Sábado – 11 de fevereiro – 16h às 22h
Desfile de Afoxé
Blocos Bonde Batuque, Unidos da Cachorra, Baqueta e Camaleões do Vila
O Cheiro
Convidado Bloco

Sábado – 18 de fevereiro – 16h às 22h
Desfile de Afoxé
Blocos Bonde Batuque, Unidos da Cachorra, Baqueta e Camaleões do Vila
O Cheiro
Convidado Bloco

Estoril

– Bloco Batukaya
Sábados: 28 de janeiro; 4, 11 e 18 de fevereiro – 18h às 22h

– Tambores Carnavalescos
Domingos: 29 de janeiro; 5, 12 e 19 de fevereiro – 16h às 22h

Mocinha

– Bloco Num Spaia Sinão Ienche
Sábados: 28 de janeiro; 4, 11 e 18 de fevereiro – 18h às 22h

Polo de Lazer da Sargento Hermínio

Sábado – 28 de janeiro – 16h às 22h
Kebra Mola e Blocos de Carnaval

Sábado – 4 de fevereiro – 16h às 22h
Maracatu Solar e Blocos de Carnaval

Sábado – 11 de fevereiro – 16h às 22h
Blocos de Carnaval

Passeio Público

Domingo – 29 de janeiro e 12 de fevereiro – 9h às 11h
Charanga do Tio Marcão

Domingo – 5 e 19 de fevereiro – 9h às 11h
Banda Só Alegria

Mercado da Aerolândia

Domingo – 29 de janeiro – 16h às 20h
Kebra Mola

Domingo – 5, 12 e 19 de fevereiro – 16h às 22h
Tarcísio Sardinha e Banda

Plano de Operações para o Ciclo Carnavalesco

Trânsito

Para garantir a segurança dos foliões, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disponibiliza 86 agentes para coibir o estacionamento irregular, além de efetuar bloqueios provisórios a fim de assegurar um ir e vir do público com mais fluidez e agilidade.

No trecho da Praia de Iracema que terá concentração no cruzamento da Av. Historiador Raimundo Girão com Rua Monsenhor Bruno, seguindo até a Rua Ildefonso Albano, será proibido estacionar nas vias a partir de 6 horas da manhã para liberar a área de concentração dos foliões e ambulantes previamente cadastrados.

A Av. Historiador Raimundo Girão ficará bloqueada entre a Rui Barbosa e Ildefonso Albano. Já a Av. Beira-Mar será interditada entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús. Os bloqueios acontecerão a partir de 14 horas. A opção de desvio para quem trafega no sentido Aldeota/Centro é utilizar a Rui Barbosa e seguir pela Dep. Moreira da Rocha. Quem vem no sentido Centro/Aldeota, a opção é entrar à direita na Rua Ildefonso Albano e Av. Monsenhor Tabosa.

O segundo percurso terá concentração na Rua João Cordeiro, onde também será proibido estacionar no trecho compreendido entre a Rua Tenente Benévolo e Av. Beira-Mar. Durante a passagem dos blocos, agentes de trânsito efetuarão o bloqueio dos cruzamentos da Rua João Cordeiro com as vias Tenente Benévolo, Monsenhor Tabosa e Historiador Raimundo Girão.

O acesso de moradores e hóspedes dos hotéis localizados nos trechos dos desfiles será garantido mediante apresentação do comprovante de endereço aos agentes de trânsito nos postos de bloqueio. Os veículos com passageiros portadores de necessidades especiais terão acesso permitido para desembarque.

Os demais polos, como Mercado dos Pinhões, Praça do Ferreira e Estoril, terão apoio operacional da AMC. No entorno do Mercado dos Pinhões, a Rua Visconde de Pelotas ficará bloqueada entre Nogueira Acioly e Gonçalves Ledo. Já na Praça do Ferreira haverá um bloqueio, a partir de 16 horas, no cruzamento das ruas Major Facundo com São Paulo. Em outros blocos espalhados pela cidade a operação acontecerá por meio de rotas volantes.

Segurança Pública & Corpo de Bombeiros

A Guarda Municipal também estará presente durante o Ciclo Carnavalesco, dando apoio à fiscalização do comércio ambulante, realizando o serviço de salvamento aquático no Aterrinho e de fiscalização de trânsito e segurança dos eventos. Guardas municipais estarão presentes no Mercado dos Pinhões, Praça do Ferreira, Estoril, Aterrinho, Mocinha, Polo de Lazer da Sargento Hermínio, Passeio Público e Mercado da Aerolândia. “Nos sábados, que temos o maior volume do pré-carnaval, são 120 guardas empregados. Já nas sextas e nos domingos, como são apenas três polos, estamos empregando cerca de 30 guardas”, afirmou o diretor Adjunto da Guarda Municipal, Inspetor Marcílio Távora.

Em parceria nas operações para o período, a Polícia Militar terá o efetivo de 375 policiais, contados ainda com 18 viaturas, 18 motocicletas e 12 conjuntos da Cavalaria. Serão empregados, também 38 bombeiros entre brigada de incêndio, socorristas e grupos de salvamento.

Transporte

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) recomenda que os foliões priorizem o deslocamento com transporte público (ônibus, vans e táxis). Para facilitar a locomoção, a Etufor vai reforçar a frota de ônibus com mais 16 veículos durante os dias 28 de janeiro, 04, 11 e 18 de fevereiro de 2017 na região da Praia de Iracema, que é atendida por 23 linhas.

O evento será assistido ainda por mais cinco linhas, saindo dos terminais de integração. São elas: 930 – Antônio Bezerra/Aterro Praia de Iracema; 931 – Parangaba/Aterro Praia de Iracema; 935 – Messejana/ Aterro Praia de Iracema; 937 – Papicu/ Aterro Praia de Iracema e 938 – Siqueira/Aterro Praia de Iracema. Os ônibus extras ficarão disponíveis nos terminais de maior movimento a partir das 15h e farão ligação direta com a Praia de Iracema. A Etufor reavaliará semanalmente a demanda, para caso seja necessário, redimensionar a frota.

Os usuários devem estar atentos, pois os ônibus que trafegam pela região da Praia de Iracema também terão itinerários desviados de acordo com os bloqueios da AMC, concentrando o embarque e desembarque na Av. Rui Barbosa, Av. Monsenhor Tabosa, Rua Pereira Filgueiras, Rua Tenente Benévolo.

Direitos de crianças e adolescentes

Anualmente, durante o Ciclo Carnavalesco, a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) promove ações de enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes. As intervenções ocorrem de forma articulada com a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra) e com o Departamento de Agentes de Proteção do Poder Judiciário do Estado do Ceará, envolvendo cerca de 50 profissionais por final de semana, incluindo os Conselhos Tutelares.

As atividades de prevenção, que ocorrerão nos locais de maior fluxo dos foliões, têm por intuito combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, além de alertar a população sobre a importância de denunciar esses casos e outros tipos de violações, como o trabalho infantil, negligência e até mesmo sobre a importância dos pais ou responsáveis não deixarem crianças desacompanhadas.

Para denunciar qualquer tipo de violação de direito de criança e adolescente é importante notificar o Plantão do Conselho Tutelar de Fortaleza, pelos telefones 3238-1828 ou 98970-5479, ou ligar para o Dique 100.

A Funci, órgão da administração indireta do Poder Executivo Municipal, tem por finalidade executar políticas públicas de proteção e defesa da criança, do adolescente e da família no âmbito do Município de Fortaleza.

Saúde

Durante o Ciclo Carnavalesco 2017, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) abordará os foliões, orientando-os sobre os cuidados com as doenças sexualmente transmissíveis (DST). A expectativa é que a SMS distribua cerca de 1 milhão de camisinhas. A SMS vai atuar no Aterrinho da Praia de Iracema, Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé e durante os desfiles na Avenida Domingos Olímpio.