Governador empossa Socorro França como titular da Sejus

10 de janeiro de 2017 - 19:33

O governador Camilo Santana empossou, na manhã desta terça-feira (10), no Palácio da Abolição, a procuradora de justiça Socorro França como nova titular da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus). Ela substitui o advogado Hélio Leitão, que deixa o cargo após dois anos de serviços prestados.

Camilo destacou que Socorro França tem o perfil ideal para assumir os desafios de progredir com os avanços do sistema penitenciário cearense. “A Socorro possui experiência, competência e aposta no diálogo. Tenho a certeza de que ela fará um bom trabalho, contando com a parceria de outras instituições e da sociedade civil”, apontou o governador.

A solenidade contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela, de autoridades do sistema de Justiça e secretários de Estado. Presidente do Tribunal de Justiça, a desembargadora Iracema Vale ressaltou a sensibilidade da nova secretaria. “Socorro sempre foi uma pessoa humana e terá todo o apoio da Justiça neste novo desafio”, frisou.

O procurador Geral de Justiça do Estado, Plácido Rios, enalteceu que o Ministério Público se sente prestigiado com a indicação de uma representante da instituição para a Sejus. “O governador Camilo Santana abrilhanta ainda mais o Ministério Público. Me sinto até emocionado porque a Socorro França representa muito para todos nós”. Vice-procuradora Geral de Justiça e titular da Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), Vanja Fontenele enumerou avanços que ela e Socorro França capitanearam quando da criação da então Ouvidoria do Estado, como os serviços “Alô, Cidadão”, Caminhão da Cidadania, a Rede de Ouvidores e o programa de Direito do Consumidor, entre outros.

Presente à cerimônia, a defensora Pública Geral do Estado, Mariana Lobo, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará, Marcelo Mota, lembraram terem conhecido Socorro França ainda enquanto estudantes e reforçaram as parcerias que serão fortalecidas com a Sejus e as entidades que representam.

A nova secretária

Socorro França reconheceu o trabalho bem desenvolvido na gestão do então secretário Hélio Leitão e garantiu que vai colocar a experiência e trabalho dela à disposição tanto do sistema carcerário como do de cidadania. “recebi o convite com muita honra. Todas as minhas forças e meu passado de luta eu vouo colocar à disposição para que, juntos, a gente possa transformar e melhorar não só a questão do sistema penitenciário mas também a cidadania”.

A nova secretaria é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Administração Pública pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), e em Economia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); tem mestrado em Direito Público também pela UFC.

Foi procuradora Geral da Justiça do Estado do Ceará (Ministério Público) por cinco mandatos, ouvidora Geral do Estado, coordenadora Geral do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), assessora de Políticas Públicas sobre Drogas e integrante do Conselho de Direitos Humanos do Estado, assim como do Conselho Superior do Ministério Público, do Conselho de Família e Cidadania e do Conselho Nacional de Defesa do Consumidor. Atualmente estava no comando da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD).

Fotos: José Wagner / Governo do Ceará

Ciro Câmara