Férias no Cineteatro São Luiz têm humor, filmes, teatro, dança, maracatu, Johnny Hooker, grandes músicos cearenses e muito mais

29 de dezembro de 2016 - 20:35

No mês de janeiro o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), promove uma programação especial e exclusiva para férias de cearenses e visitantes. Entre as atrações, apresentações humorísticas, em todas as terças-feiras do mês, com entrada franca, sempre às 12h20, sessão sonora em homenagem ao grande Raul Seixas com show da Banda Renegados, exibições de filmes infantis e da Maratona Super-heróis, peças de teatro, show de MPB, lançamento do livro-CD de Inês Mapurunga, show com um dos principais destaques da nova música brasileira, o cantor, ator e compositor recifense Johnny Hooker, bem como a apresentação de Nonato Luiz e Adelson Viana, dois grandes mestres da música do Ceará. O Curta São Luiz, realizado sempre às 12h30, trará, também com entrada franca, a memória cantada de Ramos Cotôco a Patativa, de maracatus à música autoral.

Maratona Super-heróis + infantis, com entrada franca

A programação começa no sábado, dia 7/1, com os filmes da Maratona Super-heróis em exibições que se estendem ao longo mês. Entre os filmes, “Deadpool”, “Guardiões da Galáxia”, a trilogia “Homem de Ferro I, II e III”, os clássicos filmes de “Superman” com Christopher Reeve, “X-Man I e II”, “Os Vingadores”, além de filmes infantis para ver com toda a família, como “Snoopy & Charlie Brown – O Filme”, “Zootopia – Essa cidade é o Bicho”, “As Aventuras de TinTin”, “Procurando Nemo”, “Procurando Dory” e “Mogli, O Menino Lobo”. A programação detalhada, com os dias e horários de exibição, está no site da Secult: www.secult.ce.gov.br e na página do Cineteatro São Luiz no Facebook: /cineteatrosaoluiz

Humor nas terças-feiras, às 12h30, com entrada franca

Os espetáculos de humor, um grande sucesso do São Luiz nos últimos anos, retornam ao Cineteatro, desta vez nas terças-feiras, dias 10, 17, 24 e 31 de janeiro de 2017, às 12h30, com o Projeto Humor nos Bairros. Vão se apresentar no palco principal os aplaudidos humoristas Lailtinho Brega, Mastrogilda, Augusto Bonequeiro e Manguaça.

O Projeto ‘Humor nos Bairros’ promove a cultura de paz através do humor. Todas as semanas, um conjunto de atividades voltadas para a promoção da cidadania, cultura e lazer – nos bairros da capital cearense e região metropolitana – leva shows de humor, música, contação de histórias engraçadas e diversão. O projeto surge da iniciativa da entidade Projeto Cultural Humor e Arte, para gerar novos espaços e trabalhos à classe artística e musical e fazer promoção da cidadania, à cultura ao lazer e à paz social junto à população em situação de risco social em Fortaleza.

Curta São Luiz: de Ramos Cotôco a Patativa

Nas quartas-feiras de janeiro, o Cineteatro São Luiz continuará abrigando espetáculos de diversas linguagens, no intervalo do almoço, facilitando o acesso do público do Centro a apresentações com diferentes propostas. O show “Eles Passarão, Feito Passarim”, do Grupo Oxente Uai, de Belo Horizonte, é a atração no dia 11/12, às 12h30, também com entrada franca, em uma mistura de sons e influências, com releituras e músicas autorais, característica valiosa na criação artística. É com essa mistura que o grupo cria releituras de obras de importantes autores da MPB e também compõe suas próprias canções. O Oxente Uai apresenta ao público a mescla de seus dois trabalhos de carreira: “Eles Passarão, Eu Passarim” (2013) e “Feito Passarim” (2016).

No dia 18/01, quarta-feira, o regional toma conta do Cineteatro, em única apresentação no Hall do São Luiz, às 12h30, do show “Cantos de Patativa”, com Eduardo Carneiro e Alisson Felix, uma ação do Curta São Luiz. “Cantos de Patativa” é um espetáculo de música e poesia baseado em poemas e canções do imortal poeta cearense. No palco, Eduardo Carneiro, ator e cantor, também cearense e com moradia fixa na cidade do Rio de Janeiro, empresta sua voz rascante para, através dos poemas e das canções de Patativa, reviver a saga retirante e destemida de um povo que vive o constante conflito de ter que romper com sua história.

Quem também integra a programação do Curta São Luiz, na quarta-feira, dia 25/01, às 12h30, é o Trio Cantares, com o show gratuito “Cantares de Cotôco”. Formado pelos músicos Luciana Gifoni (voz e flautas), David Calandrine (violão) e Luizinho Duarte (percussão), o trio Cantares traz aos ouvintes contemporâneos a música irreverente, ousada e moderna do artista cearense Ramos Cotôco, que contou e cantou a Fortaleza da virada do século XIX para o XX, com muito humor e perspicácia. Suas canções e poesias foram registradas na obra “Cantares Bohêmios”, de 1906, quando o ilustre Raymundo Ramos, que, além de poeta e compositor, atuava como pintor, caricaturista e retratista, contava com 35 anos de idade. Em 2006, foram lançados uma edição fac-simile de seu livro, pelo Museu do Ceará/Secult, e também um CD com 14 canções, gravadas sob direção de Luciana Gifoni com arranjos de David Calandrine. Dez anos após este projeto, e depois de 110 anos do primeiro lançamento, a dupla de músicos convida o maestro Luizinho Duarte para montar um novo espetáculo musical, com novos arranjos e músicas ainda não gravadas, como “Gosto esquisito” e “O Bonde e as moças”.

Novos nomes da Música Brasileira

Dando sequência às apresentações musicais com novos nomes da música brasileira, o Cineteatro São Luiz traz ao público do Ceará o show de despedida da turnê do disco “Eu Vou Fazer Uma Macumba pra Te Amarrar, Maldito!”, do cantor, ator e compositor recifense Johnny Hooker. Após rodar o Brasil de norte a sul com um público estimado de mais de 200 mil espectadores, incluindo duas passagens por Fortaleza, o show do disco vencedor do Prêmio da Música Brasileira se despede da capital cearense. O show que vai acontecer no dia 20 de janeiro, às 22h30, promete ser uma despedida histórica, numa cidade que sempre o recebeu com tanto amor e devoção.

O Cineteatro São Luiz, desde a sua reabertura, vem oportunizando que artistas da nova geração da música brasileira, como Alice Caymmi, Simonha, Liniker, Los Sebosos Postizos, Mariene de Castro venham ao Ceará trazendo shows memoráveis, uma experiência que vai continuar, ao longo de 2017.

Do Ceará para o Mundo

As atrações destas férias de janeiro não param por ai. Quem traz show de destaque da nossa cultura afro com forte presença de maracatus, afoxés, coroações, rezas e outros batuques é a compositora e cantora Inês Mapurunga. Em uma realização da Memória Cantada, no dia 15/01, gratuitamente, o público poderá conferir o lançamento do livro-CD, resultado de parte de sua produção musical e literária nesses últimos 20 anos, intitulado “Maracatus, afoxés, coroações, rezas e outros batuques”.

No dia 21/01, sábado, é a vez do “Concerto para Moviola”, apresentado pelo pianista cearense Ricardo Bacelar, às 19h30, no palco principal do Cineteatro São Luiz. O repertório conta com uma mistura de clássicos do cenário jazzístico internacional e é baseado em pesquisas feitas por Ricardo sobre teclados analógicos dos grupos de jazz dos anos 1970 e 1980, sobre a música brasileira e o uso do piano acústico.

“Concerto para Moviola” chegou ao número 54 das rádios americanas de jazz nos EUA e desde meados de agosto Ricardo Bacelar integra a lista dos 100 artistas mais executados nas rádios do segmento jazz, segundo o chart da Jazz Week. O disco recebeu elogios de importantes críticos americanos, como Jonh Nobel, Chris Spector, Edward Blanco e Ron Winstock, e foi citado em importantes veículos de jazz, como Jazz Blues Report, All About Jazz, Midwest Record e Jazz Weekly, com críticas também em sites europeus.

No dia 22/1, em parceria com a Nova Acrópole, será apresentada a partir das 16h, a Mostra Shakespeare, seguida do Acústico São Luiz, às 18h30, com Nonato Luiz e Adelson Viana. No palco, talento em dobro com os mestres em seus instrumentos, o acordeonista, pianista, compositor, arranjador e produtor musical Adelson Viana e o extraordinário violonista, compositor e também arranjador Nonato Luiz, que agregaram seus talentos em um trabalho inédito e autoral, unindo o som das cordas do violão aos acordes da sanfona, em caminhos harmônicos e melódicos que vão do erudito ao popular.

Curta mais teatro no palco principal

O espetáculo “Vagabundos”, de Andreia Pires, será apresentado no palco principal do Cineteatro São Luiz, dia 31/1, às 19h, com entrada franca, trazendo ao público uma coleção de histórias, transformada numa coleção de gestos, misturada com uma lista de músicas composta por um coletivo de bombas exposto numa rua sem começo e sem fim. Uma multidão de amores que vai e volta num espiral, muitos gritos, muitos sustos, muitos saltos, muitos mundos.

A programação completa do Cineteatro São Luiz pode ser acessada no site www.secult.ce.gov.br

*Fonte: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará