Imparh comemora 15 anos do Programa Gente de Valor

13 de dezembro de 2016 - 19:42

Iniciativa, desenvolvida pelo Imparh, atende cerca de 300 idosos em atividades sociais, culturais e esportivas (Foto: Divulgação)

O Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh) comemora, neste mês de dezembro, 15 anos de criação do Programa Gente de Valor, iniciativa que realiza atividades para a pessoa idosa. Para celebrar o aniversário, os integrantes prepararam uma programação especial durante esta semana que começou com a decoração de árvores do Instituto com artesanatos em crochê. Na sexta-feira (16), às 19h, os idosos cadastrados participarão de uma festa, no pátio do Imparh, com direito à valsa dos 15 anos.

Contando, atualmente, com cerca de 300 idosos, o PGV foi criado por meio da Lei Municipal nº 8.601, de 13 de dezembro de 2001, objetivando atender servidores aposentados municipais que já contribuíram com a cidade.  Como uma política pública, o programa ampliou a participação, estendendo-a ao público idoso em geral. Com atividades permanentes que garantem melhoria da qualidade de vida, o PGV oferece atividades sociais, culturais e esportivas, além do atendimento biopsicossocial. Entre as ações mais procuradas, estão aulas de dança de salão, ginástica, curso de italiano e de português e terapia comunitária.

“O PGV proporciona espaços de socialização em que cada idoso contribui com sua história de vida, suas percepções e interesses. Os idosos tornam-se protagonistas das suas histórias em um ambiente saudável e enriquecedor. Ao cuidar e valorizar os nossos idosos, o PGV contribui para o reconhecimento e a garantia dos direitos da pessoa idosa em Fortaleza e beneficia o próprio desenvolvimento social da nossa cidade”, afirma o presidente do Imparh, André Ramos.

A aposentada Maristela Cabral é uma das participantes mais atuantes do PGV e integra o programa há mais de 10 anos. Aos 86 anos, Dona Cabral é exemplo de longevidade e qualidade de vida. Para ela, a convivência com outros idosos nas atividades e os seus artesanatos a deixam longe das doenças. “Fico feliz por estar ao lado de minhas amigas. Não sinto dor nenhuma”, conta a educadora.

Comemorações

Para dar início às comemorações dos 15 anos do PGV, artesãs integrantes do programa, entre elas Dona Cabral, decidiram decorar algumas árvores do Imparh com artesanatos em crochê e garrafas pet. “Elas já expõem suas artes em feirinhas mensais, mas achamos que seria uma forma de presentear e chamar atenção que os nossos idosos estão ativos e cheios de vida, dando mais cor e beleza ao Imparh”, explica o coordenador do PGV, Cézar Peres.

Além de colorir as árvores do Imparh para celebrar os 15 anos, o Programa Gente de Valor realizará uma missa em ação de graças no dia 14 de dezembro, às 19 h, na Capela do antigo Colégio Salesiano Dom Lustosa. No dia 16 de dezembro, às 19 h, os idosos participarão de uma festa, com direito à valsa dos integrantes com familiares e bolo de aniversário, no pátio do Imparh. Os  idosos interessados em participar do PGV devem ir ao Imparh, de segunda a sexta, das 8h às 17h, para preencher um cadastro na coordenação do programa.