“Tempo de Brincar”: Neste sábado, a TVC exibe o 4° episódio da série!

9 de dezembro de 2016 - 20:15

O quarto episódio da série “Tempo de Brincar”, que vai ao ar neste sábado, a partir das 14h25, tem como tema “Brincar criando”. O episódio produzido em Nova Olinda, interior cearense, mostra a importância da participação da criança na elaboração do brinquedo. “Brincar criando” apresenta o futebol de vidrinho, uma brincadeira 100% cearense. “O brinquedo é tudo e a brincadeira dialoga com a inocência da criança. Se o brinquedo não fosse bom, Deus não teria colocado ele no mundo e as crianças não seriam os primeiros agentes dessa coisa tão boa que é o brincar. E o futebol de vidrinho é uma brincadeira 100% do Cariri”, comenta o diretor da Fundação Casa Grande, Alemberg Quindins.

“Tempo de Brincar” é composta por 5 pequenos documentários sobre os modos de brincar das crianças cearenses, criada pela TVC, é uma realização do Governo do Estado do Ceará, em parceria com o “Programa Mais Infância Ceará”, do Gabinete da Primeira-dama, o Unicef e o Instituto Dragão do Mar. Produzida com apoio de instituições voltadas para a proteção à infância, como a Fundação Casa Grande (Nova Olinda) e o Instituto Sol (Fortaleza), a série mostra brinquedos e brincadeiras da cidade, do sertão e da praia, trazendo depoimentos de pais, mães, avôs e avós, professores, pedagogos, psicanalistas e psicólogos sobre as diferentes dimensões da experiência da brincadeira na infância e seus impactos sobre o desenvolvimento infantil.

De acordo com a diretora de programação da TVC, a jornalista Isabel Andrade, a série pretende estimular a sensibilidade dos adultos para cuidarem de suas crianças, respeitando, sobretudo, o direito de brincar. “Cada episódio é baseado na cartilha do Unicef do ‘Ceará Cresce Brincando’, que traz cinco direitos fundamentais do brincar: brincar com todos, brincar todo tempo, brincar com tudo, brincar em todo lugar e brincar criando. Cada filme explora uma dessas ideias em situações reais, mostrando como o brincar acontece em diferentes comunidades cearenses”, explica.

“Tempo de Brincar” é exibida nos intervalos da programação da emissora, de segunda a sexta, nos seguintes horários: 09h15, 14h25, 18h10 e 23h10. Aos sábados, às 9h15 e um episódio inédito às 14h25. Sintonize na TVC pelos canais: 5 VHS, 17 Multiplay, 17 NET, 5 Vivo.

Até agora foram exibidos 3 episódios da série que você confere no link.

Acompanhe o calendário de exibições:

19/11 – Brincar com todos (Já exibido)
26/11 – Brincar com tudo (Já exibido)
03/12 – Brincar o tempo todo (já exibido)
10/12 – Brincar criando
17/12 – Brincar em todo lugar

Saiba mais sobre o “Tempo de Brincar”

Identificar e valorizar a criança com o seu lugar, com a sua geografia e sua cultura, mostrando como ela fabula sobre elementos da natureza, os objetos do dia-a-dia e, assim, criar seus modos de brincar. Essa é a principal proposta da série “Tempo De Brincar”, que iniciou no dia 19 de novembro de 2016.

A série de cinco documentários, com cerca de cinco minutos cada, foi realizada em diversos territórios do Ceará. “O projeto tem o intuito de passar uma mensagem positiva sobre a importância da afetividade, dos momentos dos pais juntos com os filhos, das famílias. De fortalecer os vínculos familiares”, destaca a Onélia Leite, primeira-dama do Estado e coordenadora do Programa Mais Infância Ceará.

Segundo Isabel Andrade, a série apresenta o brincar como fator de desenvolvimento humano e realiza uma etnografia dos brinquedos e brincadeiras do Ceará – como o futebol de vidrinho, o pião, a banda de lata. Também reforça que o afeto, o respeito, a atenção e o cuidado são os meios para o desenvolvimento humano infantil.

“Tempo de Brincar” foi desenvolvida em parceria com agentes sociais que militam e atuam na transformação da sociedade. O projeto mapeou e envolveu grupos e instituições que lideram processos inovadores no campo do desenvolvimento infantil para a produção de conteúdos audiovisuais que estimulam a “prática do cuidar” e a “prática do brincar”.

Rodrigo Neto
Jornalista (Registro Profissional 2984/CE)
Redator do Portal da TV Ceará