Secretaria de Cultura do Ceará comemora 50 anos com lançamento do selo “Secult 50”

9 de novembro de 2016 - 19:00

Comemorando 50 anos ontem, terça-feira, 9 de agosto, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) está em festa. O lançamento do selo “Secult 50” marca o início das comemorações pela expressiva data neste mês e seguem até agosto de 2017, com uma série de ações especiais, incluindo a reformulação dos editais da Secretaria, a abertura de diversos novos editais, a abertura de novos equipamentos culturais e a conclusão de reformas em outros, o lançamento de publicações e o reconhecimento oficial, com título de notório saber, dos Mestres da Cultura pela Universidade Estadual do Ceará, em parceria entre a Universidade Estadual do Ceará e a Secretaria. As novidades serão divulgadas ao longo deste mês.

“O primeiro Estado brasileiro a criar uma Secretaria de Cultura foi o Ceará, confirmando o espírito pioneiro, inovador e inventivo do cearense. A Secult, como chamamos carinhosamente nossa Secretaria, surgiu bem antes da criação do Ministério da Cultura em 1985. Há exatos 50 anos, o Governo do Estado do Ceará percebeu a relevância da dimensão cultural nas políticas públicas e para o desenvolvimento do Estado, desmembrando da Secretaria de Educação e criando uma pasta própria por meio da Lei 8.541, de 9 de agosto de 1966”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos.

“Neste mês de agosto de 2016, abrimos as comemorações dos 50 anos da Secult em um contexto em que a cultura se insere de forma central na agenda política e social do Governo do Estado, na gestão do governador Camilo Santana, traduzida no Plano Os 7 Cearás e na Lei do Plano Estadual de Cultura, recentemente aprovada com diretrizes, metas, ações e desafios ousados para os próximos 10 anos”, acrescenta o gestor.

Mensagem aos agentes culturais

Na comemoração de 50 anos da Secult, o agradecimento vai para todos que tem contribuído com a cultura no Estado do Ceará, com destaque para os gestores que já passaram pela pasta. “Parabéns aos artistas, produtores, gestores, articuladores, espectadores, entusiastas, ao povo cearense, que se reconhece e se reinventa todos os dias, por meio de nossa arte e de nossa diversidade cultural”, ressalta o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos.

O selo para comemorar

Simbolizando a cultura cearense, sua diversidade, sua inventividade, tradição e renovação, o selo “Secult 50” foi criado pelo designer Sergio Melo e será utilizado durante um ano de atividades da Secretaria em peças de comunicação, como forma de identificar e fortalecer a política pública de cultura no Estado. Para comemorar a data especial, a Secult lança também, através dos Correios, selos postais personalizados em dois modelos e um carimbo comemorativo.

Saiba mais

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) foi a primeira pasta a ser criada especificamente para o tema, em um estado brasileiro. Desmembrando-se da Secretaria de Educação, foi instituída pela Lei 8.541, de 9 de agosto de 1966, publicada no Diário Oficial em 10 de agosto de 1966 (Artigo 2º), com vigência a partir de 1o. de janeiro de 1967.

*Com informações da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará