Série de documentários Na’zária estreia neste sábado (5) na TVC

4 de novembro de 2016 - 20:58

A TVC inicia o mês de novembro com novidades em sua programação. Amanhã, 5 de novembro, estreia a primeira temporada do programa “N’azária”, que traz visões sobre as populações de diferentes bairros da periferia de Fortaleza e substitui o programa Conexões Periféricas, que teve seu último episódio exibido no sábado, 29. A produção vai ao ar às 14h30, com reapresentação às terças e quintas, às 17 horas.

Realizado pela Associação “O Pequeno Nazareno”, “Na’zária” objetiva mostrar a história, os moradores, as relações de vizinhança e os laços de pertencimento de 12 comunidades da periferia de Fortaleza, dando visibilidade à capacidade criativa da juventude negra marcada por tantos fatores excludentes. “N’azaria é inovadora porque lança um olhar positivo sobre as vivências das periferias de Fortaleza, destacando a capacidade de resiliência das pessoas que vivem nessas comunidades, suas conquistas, os projetos sociais e as políticas públicas existentes nesses bairros”, explica Flor Fontenele, diretora de produção do Na´zária.

Flor ressalta que os 12 documentários contam com a participação do público local (adolescentes, jovens e moradores da comunidade), liderança comunitária, que mudam a cada programa e potencializam as suas capacidades de revisitar as suas histórias, bem como a história de seus bairros. Nossa ideia com esses documentários foi fazer um contraponto às questões negativas que estigmatizam a população dessas comunidades mais carentes, onde procuramos dar destaque aos exemplos de transformação e superação desses bairros e da juventude afrodescendente. Também procuramos fazer um contraponto com os programas de televisão policialescos, que contam com apresentadores devidamente treinados a seguirem a linha editorial sangrenta sem pesquisa ou fundamentação, baseando-se no senso comum, explorando a violência, o sadismo e o discurso de ódio e preconceito de raça, cor, etnia, religião, condição socioeconômica, orientação sexual, desrespeito à presunção de inocência, entre outros”, completa.

Confira abaixo as datas de exibição da série Na´zária na TVC. Os documentários serão exibidos nas próprias comunidades um dia antes da transmissão pela emissora:

Dia 05/11 – Serviluz

Dia 12/11 – Moura Brasil

Dia 19/11 – Pirambu

Dia 26/11- Barra do Ceará

Dia 03/12 – Vila Velha

Dia 10/12 – Antônio Bezerra

Dia 17/12 – Planalto Pici

Dia 24/12 – Conjunto Ceará

Dia 31/12 – Bom Jardim

Dia 07/01/17 – Rosalina

Dia 14/01/17 – Jangurussú

Dia 21/01/17 – Curió

SERVIÇO:

Sintonize na TVC pelos canais: 5 VHS, 17 Multiplay, 17 NET, 5 Vivo.