III Semana de Arte Urbana tem início dessa quarta-feira, 26/10, na escola Porto Iracema das Artes

26 de outubro de 2016 - 13:59

Os equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar e o Centro Cultural Bom Jardim, em parceria com a escola Porto Iracema das Artes promoverem a III Semana de Arte Urbana, nos dias 26 a 28 de outubro de 2016. Contemplando o tema Narrativas Urbanas, o evento tem como proposta um convite a reflexões e experiências formativas de pesquisa e de produção de intervenções artísticas, atribuindo uma didática de movimento descentralizado onde as ações acontecerão em diferentes espaços da cidade.

Segundo a coordenadora dos cursos básicos de artes visuais, Carolina Vieira, o grande diferencial deste ano serão os deslocamentos das atividades. “Neste ano, por conta das parcerias que fechamos, conseguimos descentralizar as ações e assim atingiremos um público maior. As pessoas poderão conferir de perto a programação, não apenas no Porto Iracema, mas também no Centro Cultural Bom Jardim, no Poço da Draga, no Serviluz e na Barra do Ceará”, complementa Carolina Vieira.

A programação, assim como todas as atividades do Porto Iracema, será inteiramente gratuita e aberta ao público, além de contar com atividades diversificadas como oficinas, debates, mostras, intervenções urbanas e festas celebrativas. Uma semana para soltar a criatividade, voltar o pensamento para o cenário artístico nas ruas e compartilhar vivências inesquecíveis.

Expressar-se. A arte urbana é uma das formas de revelar a sociedade suas inquietudes e insatisfações, sentimentos e visões políticas por meio de intervenções urbanas, artísticas, sem um padrão estético específico. A arte urbana hoje tem um papel significativo no cenário artístico, é uma forma de criar e contar sua verdade por meio dos grafites, lambe lambes, serigrafias e muitas outras ferramentas de intervenções. A SAU contará com o apoio também do Festival Concreto, do Servilost e a Associação do Serviluz.

::Serviço::

III SEMANA DE ARTE URBANA – SAU / NARRATIVAS URBANAS

Data: 26, 27 e 28 de Outubro de 2016

Locais: Porto Iracema das Artes, Centro Cultural Bom Jardim, Poço da Draga, Serviluz e Barra do Ceará.

Horário: 14 horas às 17 horas

Programação: III SEMANA DE ARTE – SAU / NARRATIVAS URBANAS

26/10 – quarta-feira

das 14h às 17h

Oficina de Graffiti, com Cassius, no Centro Cultural Bom Jardim

Oficina de Lambe-lambe, com Saulo Monteiro, no Porto Iracema das Artes

Oficina de Vídeo e Intervenção no Espaço Urbano, com Gabriel Mota (Gabura), no Porto Iracema das Artes

Abertura, às 18h, no Farol do Mucuripe – Serviluz

Para compor a mesa de abertura e discutir sobre “Narrativas Urbanas” estarão presentes alguns líderes comunitários convidados comentando sobre suas experiências – Priscilla Sousa (Servilost), Luiz Freire (Museu da Barra), Izabel Lima (Poço da Draga), Wilbert (Bom Jardim – BonjaRoots)

MasterClass “Subterrâneos e Superfícies da Arte Urbana: notas sobre pixação, glamour e crime”, com a pesquisadora Deborah Pennachin (SP)

Confraternização Sarau Farol Roots

27/10 – quinta-feira

das 14h às 17h

Oficina de Graffiti, com Cassius, no Centro Cultural Bom Jardim

Oficina de Lambe-lambe, com Saulo Monteiro, no Porto Iracema das Artes

Oficina de Vídeo e Intervenção no Espaço Urbano, com Gabriel Mota (Gabura), no Porto Iracema das Artes

às 19h, Mesa “Ações coletivas de intervenção urbana”, no Auditório do Porto Iracema

com Descoletivo e Aparecidos Políticos

28/10 – sexta-feira

das 14h às 17h

Oficina de Graffiti, com Cassius, no Centro Cultural Bom Jardim

Oficina de Lambe-lambe, com Saulo Monteiro, no Porto Iracema das Artes

Oficina de Vídeo e Intervenção no Espaço Urbano, com Gabriel Mota (Gabura), no Porto Iracema das Artes

Encerramento, às 19h, no Auditório do Porto Iracema

Mesa “Imagem e Performance: o urbano compartilhado” com Alexandre Fleming Câmara Vale, Antropólogo na Universidade Federal do Ceará – UFC

Festa de Encerramento, às 21h30, no Galpão do Poço da Draga (a confirmar)

———————-

Palestra de Abertura: “Subterrâneos e Superfícies da Arte Urbana: notas sobre pixação, glamour e crime”

Resumo: Dentro do amplo espectro da arte urbana contemporânea encontra-se a pixação, uma escrita marginal e controversa, dada a sua natureza ilegal. O ano de 2016 tem sido marcado, em algumas cidades brasileiras, por uma severa repressão aos pixadores e, ao mesmo tempo, pelo reconhecimento de suas qualidades estéticas por instituições paradigmáticas do universo da arte, em outras localidades. Como podemos compreender esta manifestação que suscita, ao mesmo tempo, aversão e fascínio, transitando das vernissages às cadeias?

Deborah Pennachin é Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela FaFiCH/ UFMG, mestre em Comunicação Social pelo departamento de Pós Graduação em Comunicação Social da UFMG e Doutora em Artes pelo departamento de Pós Graduação em Artes da Escola de Belas Artes também da UFMG. Atualmente desenvolve projeto de pós Doutorado sobre tatuagens criminais.

Conversa sobre Ações Coletivas no Espaço Urbano – Com Descoletivo e Aparecidos Políticos

Descoletivo – é o espaço de reunião de fotógrafos que pesquisam e produzem acerca de objetos conceituais em comum. Conta com um grupo fixo e eventuais parceiros, a depender do projeto desenvolvido. Trabalha na perspectiva de legitimar a rua enquanto galeria permanente, que deve ser ocupada, discutida e democratizada.

Aparecidos Políticos – O Coletivo Aparecidos Políticos surgiu depois de presenciarem a chegada dos restos mortais do desaparecido político Bergson Gurjão Farias, após 37 anos do desaparecimento dele pela Ditadura Militar (1964-1985). A partir dessa data o grupo vem desenvolvendo intervenções urbanas, escraches, grafites, lambe-lambe e rádio livre na luta por memória, verdade e justiça. Temos como proposta trabalhar numa relação entre a arte e política.

Palestra de encerramento: “Imagem e Performance: o urbano compartilhado”, com Alexandre Fleming

A presente comunicação parte de algumas interpelações: a cidade seria um “texto” a ser lido? Qual a serventia do conceito de performance para pensar alguns agenciamentos imagéticos na cidade? Como a experiência compartilhada transita, epocal e qualitativamente, para uma autoria dialógica na qual as imagens da/na cidade constituem um “fazer com” e não um fazer “por sobre os ombros” das pessoas filmadas? Discorrei sobre esses temas a partir de experiências concretas de produções fílmicas realizadas em Fortaleza, tomando algumas das ogivas do saber antropológico para pensar a experiência do documentário.

Alexandre Fleming Câmara Vale é professor de antropologia na Universidade Federal do Ceará. Autor dos livros “No Escurinho do Cinema: cenas de um público implícito” e “O Voo da Beleza: experiência trans e migração”, dentre outros. Realizou os seguintes documentários: “Cinema Caradura”, “O Voo da Beleza”, “Tributo a Geraldo Markan”, “Tombando o gênero”, “Poço 110 anos: a reinvenção do tempo” e atualmente dedica-se na produção dos documentários “Dia de Vo(l)tar” e “Operação Canoa”.

Oficinas

Oficina de Graffiti:

Facilitador: Cassius

Oficina de Lambe lambe

Introdução ao lambe-lambe. Através da sua prática, dialogar sobre seus procedimentos, materiais e seus variados usos na sociedade com enfoque na arte urbana e suas possíveis narrativas.

Facilitador: Saulo Monteiro é artista-alguma coisa, licenciado em Artes Visuais pelo IFCE. É provocado pela imagem, pelo desenho ou qualquer coisa que pareça com os dois.

Oficina de Vídeo e Intervenção no Espaço Urbano

Introdução a manipulação de vídeo, com o foco na interatividade. Conhecer a trajetória da arte digital no espaço público. Experimentar técnicas e equipamentos de instalação de vídeo através de aulas práticas.

Facilitador: Gabriel Mota (Gabura) – artista que transita pelo Audiovisual, Teatro e pelas Artes Visuais.Trabalhou na instalação do projeto de Videomapping “Dinamus”(2013), com Valentino Kmment. Fez o videomapping nos espetáculos “TAR”(2014) e “Quem Tem medo de Travesti”(2015). Trabalhou na montagem da exposição “A Conversa Infinita”(2015), com Alexandre Veras.