Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa nesta terça (18/10) em Fortaleza

18 de outubro de 2016 - 14:55

As atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Ceará, que este ano tem como tema “Ciência Alimentando o Brasil”, foram abertas nesta terça-feira, dia 18/10, às 9h, em solenidade no Centro de Eventos do Ceará (pavilhão A – 2º mezanino) com a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda. Na oportunidade, haverá palestra intitulada “Programa de segurança alimentar para o País: pesquisas e novas tecnologias nas áreas de alimento e nutrição” com a professora doutora da Uece Maria Luisa Pereira de Melo.

A programação é gratuita e inclui exposições e apresentações de trabalhos científicos de estudantes e de projetos cearenses, tais como Ciência Itinerante, Corredores Digitais, Intercaju e Tecnova-CE; e por instituições como Uece, UVA, Urca, Funcap, Nutec, Instituto Centec, Embrapa e ITIC. Na oportunidade, serão entregues certificados aos 713 concludentes de 15 cursos de capacitação e qualificação em TI da Universidade do Trabalho Digital.

Além da exposição, que permanece aberta a visitação das 9h às 18h, a programação da Semana contará também com a realização do I Seminário de Integração dos Polos UAB do Ceará; Bootcamp Corredores Digitais e Café Ciência.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, uma das principais iniciativas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, ocorre desde 2004 com o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população. É realizada localmente pela Secitece.

Concurso Ceará Faz Ciência

Entre todas as ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia já agendadas no Ceará, o grande destaque é a realização de mais uma edição do concurso itinerante Ceará Faz Ciência.

Em Fortaleza, o Ceará Faz Ciência acontecerá nos dias 18 e 19/10, no Centro de Eventos do Ceará, reunindo trabalhos científicos de estudantes dos níveis médio e superior a serem analisados por uma comissão julgadora que observará critérios como criatividade, aplicabilidade no cotidiano e relevância social na escolha dos vencedores.

Além da capital, o Ceará Faz Ciência realizará feiras na Serra de Ibiapaba (São Benedito) e no Litoral Leste (Beberibe). Os trabalhos terão como tema preferencial “Ciência Alimentando o Brasil”, temática oficial da SNCT que oportunizará a discussão do papel da ciência para a melhoria da qualidade da alimentação.

O concurso premiará três categorias: estudante do Ensino Médio/Técnico, universitário e inventor popular. Os vencedores receberão mentorias para desenvolver seu projeto e entrar no mercado de trabalho.

Programação geral do concurso Ceará Faz Ciência

Fortaleza e Região Metropolitana
18 e 19/10/16 – Fortaleza (dentro da programação da SNCT 2016)
Centro de Eventos do Ceará, das 14h às 17h

Serra da Ibiapaba
11/11/2016 – São Benedito, das 16h às 20h

Litoral Leste
16/11/2016 – Beberibe, das 16h às 20h

Ônibus-laboratório do Ciência Itinerante

Além do Ceará Faz Ciência, outra iniciativa que estará na programação da SNCT é o projeto Ciência Itinerante. Nele, um laboratório móvel, especialmente projetado, abriga monitores que fazem demonstração nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação, aliando o conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando o gosto pela ciência.

A iniciativa é do governo do Estado, através da Secitece, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O laboratório móvel ficará no estacionamento do Centro de Eventos nos dias 18 e 19/10, à disposição dos visitantes.

Serviço: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016

Local: Centro de Eventos (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz | Pavilhão Oeste, 2º Mezanino, acesso pelo portão A)
Data: 18 e 19 de outubro
Entrada franca