Novo Oriente e Várzea Alegre são homenageadas pelo Governo do Ceará

10 de outubro de 2016 - 16:58

Novo Oriente e Várzea Alegre são as cidades aniversariantes desta segunda-feira (10). Novo Oriente está completando 59 anos e Várzea Alegre, 146 anos.

Novo Oriente, município cearense da região do Sertão de Cratéus, distante em 397 km de Fortaleza, é formada pelos distritos de Novo Oriente (distrito-sede), Palestina, São Raimundo, Três Irmãos, Emaús e Santa Maria. Por ter um dos principais comércios da região, principalmente de produtos agrícolas e pecuários, Novo Oriente é conhecido por “Terra do milho e do feijão”. É vizinha dos municípios de Crateús, Independência, Quiterianópolis, Assunção do Piauí e São Miguel do Tapuio (ambos no estado do Piauí). O último censo do IBGE apontou uma população local de 27.453 habitantes e projetou, para 2016, uma população de 28.288 habitantes.

Já Várzea Alegre, localizada a 436 km de Fortaleza, na região Centro-Sul do Ceará, é formada por 05 distritos: Calabaça, Canindezinho, Riacho Verde, Naraniu e Ibicatu, além do Distrito Sede. Em 2010, o IBGE levantou uma população de 38.434 e estimou uma população de 40.255 habitantes, para 2016. A cidade limita-se com os municípios de Cariús, Cedro, Granjeiro, Caririaçu, Lavras da Mangabeira e Farias Brito.

O Governo do Ceará produziu, como homenagem, dois vídeos com os hinos e com imagens que caracterizam as cidades. Este projeto prevê que cada município aniversariante receba o seu vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

Confira os vídeos: