Internos do sistema penitenciário recebem atestados de premição de pena por leitura

29 de setembro de 2016 - 15:56

Oitenta internos recebem seus atestados de remição de pena após participarem do projeto Livro Aberto


rIMG 0858Entre apresentação de dança, livros e um mural com textos escritos por internos e internas do sistema penitenciário cearense, a manhã desta quarta-feira (28), no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), mostrou como a leitura pode ser um encontro com o mundo externo e com os vários mundos existentes dentro de cada um. Foi em uma celebração à leitura que internos de quatro unidades prisionais receberam seus atestados de remição de pena por leitura, representando os 80 aprovados nas primeiras avaliações do projeto Livro Aberto.

A solenidade contou com a presença dos secretários da Justiça e Cidadania, Hélio Leitão, e da Cultura, Fabiano dos Santos, e da representante da Secretaria da Educação, Noemi Rezende. O projeto Livro Aberto é realizado pela Sejus com apoio das outras duas instituições.

“A leitura é fundamental para descortinar novos horizontes e para que as pessoas que se encontram em privação de liberdade possam viajar além desses muros”, destacou o titular da Sejus, Hélio Leitão. O secretário agradeceu ainda a colaboração dos parceiros da Educação e Cultura que têm apoiado o projeto, com o envolvimento dos professores e com a doação de livros, respectivamente.

Noemi Rezende, coordenadora da diversidade e inclusão da Seduc, considerou o dia de hoje como “um momento que traduziu a leitura como liberdade e prazer”. Para ela, a leitura é um instrumento grandioso que gera conhecimento e cidadania.

“A leitura é um encontro com o mundo ou com os mundos. A gente lê e se encontra com a gente. Espero que o projeto livro aberto tenha possibilitado vocês se encontrarem rIMG 0860com vocês mesmos”, observou Fabiano dos Santos. E completou: “Ao mesmo tempo que o projeto é um instrumento de redução da pena, ele é um instrumento para ampliar a capacidade crítica, a capacidade de compreensão do mundo”.

Jane de Sousa, interna do IPF, captou bem a mensagem e vai além. Para ela, o projeto Livro Aberto mostrou a ela o prazer na leitura e indicou que a porta de saída para se ter uma vida digna é também através dos estudos.

“O Livro Aberto deve servir como estímulo para que continuem perseverando na leitura, no estudo, senão para remir pena, mas a leitura pela leitura como fator de transformação”, concluiu o titular da Sejus, Hélio Leitão.

 

28.09.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
Camille Soares – (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara

Fotos: Felipe Abud / Sejus