Secitece realiza oficina para debater viabilidade do Parque Tecnologico no Ceará

22 de setembro de 2016 - 19:35

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará – Secitece – e o Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará – Programa para Resultados (PforR), realizam nesta sexta-feira (23.09), a 1ª Oficina de Tabalho para o Estudo de Viabilidade do Parque Tecnológico do Estado do Ceará. A presentação será da consultora contratada pelo Banco Mundial/ PforR, Maria de Fátima Ludovico da Gama e Souza. O evento acontece no Hubine do Banco do Nordeste do Brasil, no Passaré, das 09 horas às 12h30min.

Os trabalhos serão coordenados pelo secretário da Secitece, Inácio Arruda. O objetivo é favorecer a articulação de setores que compõem o sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação nas áreas acadêmica e empresarial. Na ocasião, também serão apresentadas experiências exitosas de parques tecnológicos em outros estados brasileiros e no exterior.

O Ceará caminha para a instalçaõ de seu próprio Parque Tecnológico, que deverá reunir um contingente consideravél de instituições já fincadas no Estado e ainda a receber. Este tem sido um dos projetos prioritários do secretário Inácio Arruda, desdes que assumiu a gestão da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior.

Programação:

9:00 – 09:40h – Abertura: Secretário Inácio Arruda e mesa redonda.

Boas vindas e apresentação da síntese do Plano de Trabalho. Articulação institucional e viabilidade de um projeto de Parque Tecnológico.

09:40 – 10:40h – Apresentação da síntese das experiências bem sucedidas no Brasil e no mundo, mostrando boas práticas, fatores críticos de sucesso e desafios: Prof. Drª Maria de Fátima Ludovico da Gama e Souza (Consultora contratada pelo Banco Mundial/PforR).

10:40 – 11:00h- Intervalo.

11:00 – 11:40h – Dinâmica em grupos sobre a visão dos participantes em relação ao projeto do Parque Tecnológico do Ceará: (i) conceito e modelo do Parque à luz das experiências exitosas e dos condicionantes locais; (ii) papel estratégico do Parque em relação à economia local, regional ou nacional.

11:40- 12:20h – Mesa Redonda com os relatores dos grupos

12:20 – 12:30h – Encerramento e agradecimentos.

* Com informações da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Secitece