Em oito meses, Cineteatro São Luiz recebeu mais de 25 mil estudantes, no projeto Escola no Cinema

20 de setembro de 2016 - 14:44

O programa “Escola no Cinema”, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), realizado no Cineteatro São Luiz, chegou neste mês de setembro à marca de 25.298 estudantes beneficiados nos últimos oito meses, oriundos de todas as regionais de Fortaleza e de mais oito municípios cearenses. Nesse período foram 75 sessões de cinema brasileiro, gratuitas, para crianças e adolescentes, em uma parceria com as Secretarias de Educação do Estado do Ceará (Seduc) e do Município de Fortaleza (SME).

Participaram do programa estudantes de Aquiraz, Canindé, Caucaia, Eusébio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Itatira, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacoti. De Fortaleza, o programa contemplou estudantes de nada menos que 56 bairros, entre eles Jangurussu, Mondubim, Sapiranga, Barra do Ceará, Quintino Cunha, Jardim Jatobá, Dias Macedo, Moura Brasil, Pirambu, Vicente Pinzón, Acaracuzinho, Mucuripe, Planalto Ayrton Senna.

Para 70% desses espectadores, o programa “Escola no Cinema” propiciou a primeira visita a um cinema, consolidando um dos mais significativos programas de formação de público para  a cultura no Estado do Ceará, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.

“As crianças e os adolescentes são recebidos no Cineteatro São Luiz com uma programação especialmente desenvolvida para eles e têm a oportunidade de conhecer aquele que é ao mesmo tempo um exemplo do patrimônio cearense, fundado em 1958, e um dos mais belos e modernos equipamentos culturais de todo o País”, ressalta o secretário.

“Agradecemos muito à Seduc e à SME pela parceria, bem como a todos os professores e estudantes que vêm ao São Luiz vivenciar uma experiência inesquecível e valorizar cada vez mais o cinema do Ceará e do Brasil”, complementa Fabiano dos Santos.

Próximas visitas

As próximas visitas de estudantes ao Cineteatro São Luiz, dentro do programa “Escola no Cinema”, acontecem nos dias 21, 22, 27 e 28 de setembro e 4, 5, 11, 18, 19, 25 e 26, sempre com duas sessões diárias: às 9h e às 14h30.

Participação segue aberta

O programa “Escola no Cinema”, do Cineteatro São Luiz e da Secult, segue aberto à participação de todos os interessados, recebendo estudantes das redes públicas estadual e municipal, da rede privada, de instituições, associações, ONGs, entidades e movimentos sociais em geral. A visitação é gratuita e as inscrições são feitas acessando o link http://bit.ly/1VT7YWU. Basta preencher o formulário com as informações completas. Em caso de dúvidas, enviar email para agendamentocineteatrosaoluiz@gmail.com ou entrar em contato pelo fone (85) (85)3231-9461.

“Durante a visita ao São Luiz, além de apreciarem os filmes exibidos, as crianças e os jovens conhecem um pouco da história do prédio, que é patrimônio histórico, arquitetônico e cultural do Estado”, acrescenta Duarte Dias, curador de cinema do Cineteatro São Luiz.