Nova meta da tarifa de contingência entra em vigor neste domingo em Fortaleza

16 de setembro de 2016 - 13:42


A nova meta é uma das ações do Plano de Segurança Hídrica de Fortaleza e RMF que determina uma redução de 20% no consumo mensal de água

A nova meta da tarifa de continência que determina uma redução de 20% no consumo mensal de água começa a valer neste domingo (18) para Fortaleza e na segunda-feira (19) para a Região Metropolitana. A nova meta é uma das ações do Plano de Segurança Hídrica de Fortaleza e RMF e tem por objetivo estimular a redução do consumo de água no Ceará até a próxima quadra chuvosa, tendo em vista o grave quadro de escassez hídrica que o estado atravessa.

O mecanismo da tarifa de contingência é o mesmo do que vinha sendo aplicado. O que muda é a meta para redução no consumo dos clientes, que não deverão ultrapassar 80% da média anual de seu consumo de água, calculada entre os meses de outubro/2014 e setembro/2015.

Caso o consumo seja superior à meta, será cobrado um adicional de 120% sobre o volume que foi ultrapassado. Por exemplo, uma pessoa que consome em média 20m³ por mês, terá como meta consumir até 16m³/mês. Se forem faturados 20m³, os 4m³ excedentes terão um sobrepreço de 120% do valor normal faturado.

Para facilitar, os clientes da Cagece podem simular a sua conta através do portal da companhia (www.cagece.com.br) e do aplicativo Cagece Mobile, disponível nas plataformas Android e IOS. Além disso, a companhia publicou um guia de perguntas e respostas mais comuns, explicando em detalhes a revisão da meta da tarifa de contingência (acesse em http://bit.ly/2ciYdDD).

Vale ressaltar que 60% dos imóveis da capital e RMF não serão enquadrados na tarifa de contingência, por cumprirem a demanda mínima da companhia que é de até 10m³ por mês.

Saiba mais

Como forma de promover o engajamento da população para o uso consciente da água, a companhia lançou na internet o hotsite da Campanha “Todos pela Água” (https://www.cagece.com.br/todospelaagua/). Nele, o internauta tem acesso aos dados sobre a escassez hídrica e a atual condição dos mananciais. A página disponibiliza material para download e também explica as ações do Plano de Segurança Hídrica de Fortaleza e RMF ligadas diretamente à Cagece, como as ações de combate às perdas.

Para intensificar ainda mais as medidas de combate ao desperdício, a Cagece tem realizado palestras e distribuído material educativo em escolas e órgãos públicos, além de trabalhar a temática em peças teatrais e blitze ambientais.

Rsecacagece
Leia mais: Ceará passa pela pior seca prolongada desde 1910

16.09.2016

Assessoria de Comunicação da Cagece
Leonardo Costa ou Mara Beatriz / (85) 3101.1826 / (85) 3101.1834 / (85) 9 8878.8932
Email: comunicacaocagece@gmail.com