Termina neste sábado (10) a 23° edição do FNT de Guaramiranga

9 de setembro de 2016 - 15:07

Nesta sexta, a Mostra Nordeste apresenta a peça A Casa, adaptação da obra literária da escritora cearense Natércia Campos. (Imagem: Divulgação)

O fim de semana em Guaramiranga será de grandes espetáculos com a programação do 23° FNT – Festival Nordestino de Teatro, que segue até sábado, dia 10. Entre as atrações de sexta-feira, participam da Mostra Nordeste o Grupo Vilavox, da Bahia, com “O Segredo da Arca de Trancoso” e o cearense Blitz Intervenções com a peça “A Casa”. Na Mostra Palco Ceará, Paulo Ess está no solo “Diário de um Louco” e o Bricoleiros apresenta “Quatro Patas”. Para as crianças, a Trupe Caba de Chegar estará no FNT com “A Fábula do Monturo Velho”.

No sábado, Gero Camilo e Victor Mendes estão na Mostra Ceará Convida com a peça “Caminham Nus Empoeirados”. No Palco Giratório-Sesc o FNT recebe o Grupo Teatro de Açúcar, de Brasília, com a montagem “Adaptação”. Do Ceará, Cia Prisma de Arte apresenta “As Aventuras de João Sortudo”, o Grupo Desequilibrados encena “Desequilibrados” e o Grupo Ninho de Teatro traz ao festival a peça “Poeira”.
Com toda a programação gratuita, o 23° FNT é apoiado pela Coelce e pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio da CAIXA e o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Guaramiranga, via Secretaria da Cultura e Turismo. A realização é da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga – AGUA.

Confira os destaques de sexta-feira (09)

A Casa (Blitz Intervenções/CE) – Adaptação da obra literária homônima da escritora cearense Natércia Campos. A peça conta histórias vividas por uma família durante várias gerações. A narrativa, no entanto, é feita pela própria Casa que, junto às almas que ali habitam presas em missão de penitência, revive as agruras acontecidas nos seus interiores. Esta é a segunda montagem da peça pelo grupo cearense Blitz Intervenções, tendo estreado no final de 2014 para homenagear a autora nos 10 anos de sua morte. A primeira montagem, de 2006, esteve no XIII FNT.

O segredo da Arca de Trancoso (Vilavox/BA) – O grupo baiano Vilavox apresenta este  espetáculo de rua inspirado nos contos orais do Nordeste. Em 2012 estreou internacionalmente com apresentando-se para mais de 1000 espectadores do Sommerwerft Theater Festival, em Frankfurt, na Alemanha. Contemplado pelo Prêmio Myriam Muniz, em 2013 circulou na Bahia, Sergipe e Alagoas. Em 2013, recebeu o Prêmio Braskem de Teatro como Melhor espetáculo Infanto-Juvenil de 2012.

Diário de um louco (Cia Gira de Teatro) – Montagem do texto “Diário de um louco”, de Nikolai Gogol, um dos maiores escritores do século XIX e precursor de todos os grandes escritores que lhe seguiram. De linguagem ácida, Gogol, nesse conto, aborda a tragédia social e seus costumes, tendo como personagem central, um miserável funcionário público. Para o desenvolvimento desta montagem Paulo Ess, ator e diretor, responsável também pela concepção cênica, baseou sua investigação nos eixos estéticos: A linguagem minimalista e o Teatro do Absurdo.

Veja os destaques de sábado (10)

No sábado, Gero Camilo e Victor Mendes estão na Mostra Ceará Convida com a peça “Caminham Nus Empoeirados”. (Imagem: Divulgação)

Caminham nus empoeirados – Peça de Gero Camilo, que divide a direção com Luisa Pinto. Em cena, Gero Camilo e Victor Mendes interpretam dois atores que abandonam a Companhia e seguem em dupla pela estrada. Suas aventuras e desventuras. Seus números e truques. Labuta e peleja. Uma comédia. Uma crítica social. Um número de circo. Uma declaração de amor ao teatro e a vida.

Adaptação – O espetáculo conta a história de personagens num momento de adaptação como meio de sobrevivência: Um diretor teatral frustrado que não consegue sair de uma crise criativa e decide mudar de profissão; Uma atriz recém-chegada à cidade grande que precisa se acostumar à solidão do novo estilo de vida; Uma transexual que adaptou seu corpo para poder seguir vivendo nele; Um dinossauro que não sabe se sobreviverá às adaptações da espécie.

Poeira (Ninho de Teatro) –  O espetáculo foi concebido a partir do material cênico gerado pelo experimento Tributo aos Mestres, que é resultado do projeto de pesquisa Memórias de Mestres – a mimeses corpórea dos Mestres da tradição popular do Cariri, que teve orientação do LumeTeatro, de SP, através de Jesser de Souza e Carlos Simioni, e oficina de dramaturgia da cena com Miguel Rubio Zapata – Yuyachkani, Peru.

A programação completa do FNT pode ser conferida no site do evento

SERVIÇO
23º FNT – Festival Nordestino de Teatro – Até o dia 10 de setembro de 2016 em Guaramiranga, Ceará. Informações: (85)3321-1405, fnt@agua.art.br. http://fnt.agua.art.br/   Facebook: fntguaramiranga