Rede Plataforma Sinfonia do Amanhã será lançada na próxima quinta (25)

23 de agosto de 2016 - 17:19

Apostando no potencial social e inclusivo da educação musical, será lançada na próxima quinta-feira (25), no Cineteatro São Luiz, a partir das 18h, a Plataforma Sinfonia do Amanhã, uma rede de fortalecimento da educação musical. O evento contará com mostra artística dos aprendizes dos grupos que compõem a rede em apresentações de camerata de violões, sopros e orquestra. O acesso é gratuito e aberto ao público.

Apresentada pela Enel Brasil, grupo do qual a Coelce faz parte, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, a Plataforma Sinfonia do Amanhã tem realização da Quitanda das Artes, do Instituto Raimundo Vieira Cunha (IRVC) e do Instituto BR Arte, produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero Produções.

Visando aprimorar e fortalecer o campo da educação musical, a rede proporciona a manutenção e o desenvolvimento de grupos de referência que têm como foco o desenvolvimento da cidadania com o ensino e a prática de música para crianças e jovens.

Formada por 18 entidades (15 do Ceará, uma de Goiás e duas do Rio Grande do Sul), a Plataforma ativa uma interação mais sistemática entre atores que realizam projetos e ações significativas na área da formação e criação musical com base em dois eixos:

– Articulação: Na constituição de uma rede colaborativa de instituições e atores da música para compor mecanismos de interação e compartilhamento de espaços, conhecimentos e ideias, permitindo um enriquecimento coletivo, tanto do ponto de vista cognitivo quanto estrutural.

– Formação: Ações destinadas ao fortalecimento das atividades de educação musical voltada aos alunos e para o aprimoramento do corpo docente e gestor das instituições. Para isso serão realizados cursos de formação de gestores, diálogos sobre educação musical com os professores, residências artísticas com os aprendizes dos projetos e seminários sobre educação musical para crianças e jovens.

A Plataforma está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) “Educação de Qualidade”, uma agenda de objetivos e metas originados a partir da Rio +20 e aprovados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (25-27 de setembro 2015).

Plataforma Online

Como ferramenta de apoio à gestão, o projeto se materializa na construção de uma plataforma online para o acompanhamento, avaliação e monitoramento das ações desenvolvidas, com a finalidade de possibilitar a construção de indicadores que deem subsídios para a sustentabilidade e continuidade dos grupos que integram a rede.

Além disso, o site se coloca como espaço de interação colaborativa entre os diversos atores que integram a Sinfonia do Amanhã, sejam eles gestores, professores ou alunos, uma vez que disponibilizará fóruns de discussão, biblioteca virtual, blog e agenda de apresentações.

Grupos

Acordes Mágicos (CE); Banda de Garruchos (RS); Casa de Vovó Dedé (CE); CIS Vila Velha (CE); Coral Canto da Casa (CE); Cordas da Cidadania (CE); Escola de Música – Secretaria Municipal de S. Luiz Gonzaga (RS); Escola de Música Chiquita Braga (CE); Escola de Música de Itapajé (CE); Escola de Música de Guaramiranga (CE); Escola de Música de Milhã (CE); Filarmônica Estrela da Serra (CE); Instituto Sinfonia do Amanhã (GO); Orquestra Jacques Klein (CE); Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz (CE); Orquestra de Sopros de Pindoretama (CE); Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (CE); e Projeto Tocando a Vida (CE).

Serviço:
Lançamento da Plataforma Sinfonia do Amanhã