Memória e Verdade: TVC exibe série de entrevistas com ex-presos políticos no Ceará

19 de agosto de 2016 - 19:44

Valter Pinheiro foi um dos inúmeros cearenses que tiveram seus direitos violados durante a vigência da Ditadura Militar (Foto: Reprodução)

Como parte da programação do mês da Anistia, realizada pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas em Direitos Humanos, do Gabinete do Governador (COPDH), a TVC exibe durante a semana de 22 a 27 de agosto a série ‘Memória e Verdade’.

Serão quatro entrevistas, onde cada uma delas contam histórias de personagens cearenses: Valter Pinheiro, Maria do Carmo Moreira Serra Azul, Beliza Guedes e Rute Cavalcante – pessoas que tiveram seus direitos violados durante a vigência da Ditadura Militar. As entrevistas serão exibidas durante a semana às 22h. Quem perdeu as exibições terá a oportunidade de revê-las no sábado, a partir das 22h, no programa TVCineDragão.

Segundo Emanuel Furtado, gerente de jornalismo da TVC, esse projeto reforça o compromisso da emissora com a verdadeira história do País. “Através desses documentários estamos expondo para a sociedade essa história tão mal contada, principalmente, no Ceará. A veiculação dos documentários reafirmam o compromisso da emissora com a verdade”, explica.

Para a Lúcia Rodrigues, representante da COPDH e que foi sequestrada durante a Ditadura Militar, o ‘Memória e Verdade’ representa a história do povo cearense. “Por meio da TVC construímos essa série em nome do povo cearense, da história da Ditadura Militar no Ceará, Estamos priorizando os depoimentos das mulheres que lutaram no período da ditadura. Todos os quatro (personagens) foram militantes políticos, sequestrados e , na maioria, torturados. Na época, eu fui sequestrada juntamente com outros amigos do nosso movimento estudantil e essa história precisa ser revelada”, frisa.

Confira a programação da série Memória e Verdade:

Segunda-feira (22/08)  – Memória e Verdade –  Valter Pinheiro

Terça-feira (23/08) – Memória e Verdade –  Maria do Carmo Moreira Serra Azul

Quarta-feira (24/08) – Memória e Verdade – TVCine Dragão

Quinta-feira (25/08) –  Memória e Verdade –  Beliza Guedes

Sexta-feira (26/08) – Memória e Verdade –  Rute Cavalcante

Sábado (27/08) – Memória e Verdade  – reprise dos documentários

*Todos as entrevistas serão exibidas às 22h