Vendas do Dia dos Pais movimentará R$ 112 milhões no comércio cearense
5 de agosto de 2016 - 15:14
A pesquisa sobre o Potencial de Consumo de Fortaleza para o Dia dos Pais, realizada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), mostra que os consumidores de Fortaleza irão movimentar R$ 112 milhões, no comércio local, com a compra de presentes. Esse resultado representa um aumento de 12% sobre o valor estimado, para a mesma data, no ano passado (R$ 100 milhões), confirmando o Dia dos Pais como a quinta melhor data comemorativa para o varejo de Fortaleza.
Dando preferência por vestuário, calçados e bolsas, itens de perfumaria e relógios, 39,8% dos entrevistados afirmaram intenção de ir às compras para o Dia dos Pais. Esse percentual é inferior ao da mesma pesquisa no ano passado, de 42,1%. O perfil predominante do potencial comprador é do sexo feminino (44,4%), com idade até 20 anos (54,9%) e renda familiar entre três e seis salários mínimos (46,0%).
Vestuário é preferência de 56,8% dos entrevistados
O perfil de consumo para o Dia dos Pais mostra grande homogeneidade nos produtos que se deseja adquirir, com 98,2% das indicações de consumo em apenas quatro produtos. A franca preferência é pelos artigos de vestuário (56,8% de intenção de compra), seguido por calçados e bolsas (18,1%), itens de perfumaria (16,3%), e relógios (7,0%).
A pesquisa também revela que 52,3% dos entrevistados pretendem comemorar a data, principalmente em suas próprias residências (81,4% das respostas) ou em restaurantes (12,0%). A procura por restaurantes varia com a renda, sendo mais intensa no grupo com renda superior a seis salários mínimos (21,6%).
Consumo tende a ser 12% maior do que em 2015
O valor médio da compra é estimado em R$ 155,00 e a forma de pagamento mais utilizada será o pagamento à vista (73,1% das respostas), seguida do cartão de crédito (29,6%). Os supermercados e hipermercados são os locais preferidos para a procura de presentes, sendo citados por 38,1% dos entrevistados. Os shopping centers e os centros comerciais aparecem em seguida, com 31,1% e 24,4% de citação, respectivamente.
O dia de maior procura por presentes é o sábado, tendo sido citado por 37,2% dos consumidores, mas um terço deles revelou que não tem dia específico para a compra, de modo que se espera grande movimentação nas lojas na semana anterior ao Dia dos Pais.
O consumidor se mostra sensível às promoções (51,7%) e muito atento aos preços (42,6%) e à qualidade dos produtos (32,3%), mas a beleza das vitrines (18,0%) pode ser um fator decisivo para atrair a sua atenção. A opção pelos supermercados e hipermercados sugere que a combinação de preços acessíveis com variedade também é um diferencial competitivo.