Há 36 anos, Plantão Gramatical tira dúvidas de Português em Fortaleza

4 de agosto de 2016 - 16:06

 

O Plantão Gramatical  já contabiliza mais de 670 mil atendimentos desde a sua fundação (Foto: Divulgação)

O Plantão Gramatical, serviço oferecido pela Prefeitura de Fortaleza por meio do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), tira dúvidas de Português em Fortaleza há 36 anos. A ideia do projeto foi de Agnelo Neves, hoje servidor do Imparh e presidente da instituição na época. “O objetivo era ajudar pessoas que encontram no cotidiano as dificuldades para usar a Língua Portuguesa”, conta.

O Plantão Gramatical funciona nas dependências do Imparh e conta com seis professores que atendem de segunda a sexta, das 8h às 17 horas. Além do telefone, a equipe de consultores também responde às dúvidas por fax e pessoalmente. Prova da qualidade do serviço prestado, é a procura e reconhecimento de pessoas de outros estados e, até, outros países, como os Estados Unidos.

Segundo o Imparh, o serviço já contabiliza mais de 670 mil atendimentos desde a sua fundação. Nos seis primeiros meses deste ano, o plantão registrou um total de 5.335 atendimentos, ultrapassando o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 4.653 atendimentos.

Segundo os consultores do programa, as dúvidas mais registradas e esclarecidas nos seis primeiros meses de 2016 foram a respeito de ortografia, morfologia, sintaxe e semântica. “Por mais que se tenha a amplitude de informação e de conhecimento na internet, as pessoas ainda preferem ouvir a explicação de um professor. Elas não abrem mão de ligar para o Plantão para tirar a dúvida e ficarem seguros com a resposta. Estamos sempre pesquisando e estudando para poder aprofundar nossas respostas”, afirma a Marilene Barbosa, professora há 20 anos do programa.

“O Plantão Gramatical é um diferencial e faz parte da história do Imparh. Nossa expectativa é que o atendimento seja superado a cada ano. Estamos sempre estudando mais novidades e ações para serem implantadas neste serviço tão importante para o cidadão de Fortaleza. Contamos com um quadro de professores qualificados, todos com mestrado ou doutorado na área e sempre preparados para atender da melhor forma quem nos procura”, afirma o presidente do Imparh, André Ramos.

Plantão Gramatical do Imparh

Avenida João Pessoa, 5609 – Damas

(85) 3225.1979


*Com informações da Assessoria de imprensa