Confira a programação de sexta e sábado do XII Festival Música na Ibiapaba

29 de julho de 2016 - 17:48

Sexteto vocal BeBossa se apresenta no sábado (30)

INSTRUMENTAL E RODA DE SOM NA SEXTA-FEIRA (29)

Orquestra transversal – Na sexta, 29, a programação continua na Praça General Tibúrcio, em Viçosa do Ceará. Às 20h apresenta-se a Orquestra Transversal, formada por alunos do Bacharelado em flauta transversal e de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), sob a direção do professor Heriberto Porto, interpretando composições e arranjos de autores cearenses que vão do erudito ao experimental, passando pelo regional.

Baixo, Bateria e Acordeon – Trio Herluno é o mais novo trabalho do baixista Hermano Bezerra, do baterista Luizinho Duarte e do acordeonista Nonato Lima. No show, às 22h, eles interpretam composições próprias e de autores nacionais e internacionais em ritmos como bossa nova, baião, samba, frevo, tango, tudo sem largar mão da improvisação jazzístico.

Professores e alunos no palco – Para fechar a noite, a tradicional Roda de Som dos professores e alunos do festival encerra a programação de sexta-feira. Este é um dos momentos mais aguardados do evento, pela liberdade das performances e pela interação entre jovens e mestres.

NOITE DE ENCERRAMENTO NO SÁBADO (30)

O cortejo Música para Tocar a Vida, a partir das 16 horas, vai abrir a programação de encerramento da 12ª edição no sábado, dia 30. A saída será da Praça da Matriz. Em seguida, às 18h, começam a Apresentação de Encerramento das Oficinas na Praça General Tibúrcio.

Sexteto vocal BeBossa – Encerradas as apresentações das oficinas, o palco da Praça será de duas atrações convidadas. Às 20h, o festival recebe o BeBossa, sexteto vocal do Rio de Janeiro que traz as influências de grandes grupos como Boca Livre, MPB4, Quarteto Em Cy e Take6. A pesquisa musical que vem sendo feita desde 2000 pelo BeBossa é a sequência de uma importante tradição no Ceará e no Brasil, da música vocal, em grupos ou corais, apresentada pelo grupo carioca em uma fusão da rítmica brasileira com a harmonia do jazz. Entre os integrantes do BeBossa está o arranjador Zeca Rodrigues, que já participou como professor do Festival Música na Ibiapaba nas edições de 200a a 2007 e em 2014.

Homenagem à Tropicália – Fechando a programação de forma festiva, o festival recebe a cantora e compositora cearense Lorena Nunes, uma das maiores vozes do novo cenário da música no Ceará. Ela apresenta seu show “Homenagem à Tropicália”, projeto lançado em fevereiro deste ano no Festival Jazz & Blues, e mostra canções do aplaudido disco “Ouvi Dizer que Lá Faz Sol”, como “Alegria Amarela” e “Ai de Mim”.

O XII Festival Música na Ibiapaba é uma realização da Secretaria da Cultura do Governo do Estado (Secult), com a Fundação Educacional Silvestre Gomes como entidade parceira selecionada via edital. Organização: W10 Produções e Eventos.