Inscrições para Cursos de Formação para o Edital das Artes 2016 seguem abertas até 24/7

20 de julho de 2016 - 16:38

As inscrições para os Cursos de Formação para o Edital das Artes de Fortaleza 2016 estão abertas e seguem até o dia 24 de julho, através do site www.irvc.com.br. Os cursos têm o objetivo de tirar dúvidas em quem deseja submeter seus projetos nos editais. As aulas acontecerão de 25 a 29 de julho, nas sete regionais do município, contabilizando 20h/aula. Os interessados poderão escolher o local onde irão participar das aulas.

No período da manhã, das 8 às 12 horas, as aulas acontecerão no Auditório do Mercado São Sebastião (Regional Centro); no Cuca da Barra (Regional I); no Auditório da Sede da Regional II; no Cuca Mundubim (Regional V); e no Cuca Jangurussu (Regional VI). Já à tarde, das 13 às 17 horas, as aulas acontecerão no Auditório da sede da Regional III e no Auditório da sede da Regional IV.

Foi considerando a importância da universalização e descentralização de recursos públicos, através do financiamento de propostas culturais que contemplem os diversos espaços da cidade, que o Edital das Artes de Fortaleza, instituído pela Lei municipal nº 10.432/2015, se estruturou.

O Edital das Artes de Fortaleza 2016 é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura – Secultfor. O edital teve a primeira edição realizada em 2006, contemplando sete linguagens artísticas. Este ano, o Edital contempla 13 linguagens (Artes Visuais, Arte e Mídia Digital, Audiovisual, Artesanato, Humor, Cultura Tradicional e Popular, Circo, Dança, Fotografia, Literatura, Moda, Teatro e Música) e tem uma ampliação orçamentária de mais de 36% em relação ao último edital de seleção (edição de 2011).

Os Cursos de Formação para os Editais das Artes 2016 é uma organização do Instituto Raimundo Vieira Cunha.

Endereços e horários:

Manhã: às 8h – 12h

Regional do Centro – Auditório do Mercado São Sebastião – Rua General Clarindo de Queiroz nº 1745 – Centro (Terraço Superior).

Regional I – Cuca Barra – Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará

Regional II – Rua Professor Juraci M Oliveira, 1 – Edson Queiroz

Regional V – Cuca Mundubim – Rua Santa Marlúcia, s/n – Mondubim

Regional VI – Cuca Jangurussu – Av. Contorno Norte, s/n – Jangurussu

Tarde: às 13h – 17h

Regional III – Auditório da Regional III – Avenida Jovita Feitosa, 1264 – Parquelândia (Entrada de carro pela rua Padre Guerra)

Regional IV – Auditório da Regional IV – Avenida Dedé Brasil, 3770 – Serrinha

Sobre os cursos:

-Políticas culturais e Legislação: Serão discutidos os principais instrumentos vinculados ao desenvolvimento dessa política cultural e do Edital das Artes, tais como Plano Municipal de Cultura/ Lei Municipal 9.904/2012 (Sistema Municipal de Fomento a Cultura – SMFC)/ Lei municipal nº 10.432/2015 (Edital das Artes de Fortaleza);

-Elaboração de Projetos: Será abordada a Elaboração de Projetos culturais, tendo como objetivo a apresentação de metodologias de planejamento e elaboração de Projetos Culturais, abordando as etapas e estratégias para composição do projeto, orçamento, cronograma e outros itens, bem como discutindo as melhores fontes de financiamento e patrocínio. Esse momento do curso compreende desde os conceitos básicos acerca da estruturação do projeto, até às estratégias de captação de recursos, leis de incentivo à cultura, possíveis patrocinadores e elaboração de projeto-base.

-Orientação Jurídica: Esta etapa se volta à orientação Jurídica dos participantes, visando sanar as principais questões técnicas relativas ao edital e tornar os agentes aptos a produzir conteúdo e participar de editais.

-Prestação de contas: Visando atender a uma ampla demanda de produtores, gestores e artistas, a oficina de Prestação de contas compreende os principais conceitos e normas de prestação de contas, bem como fases e procedimentos necessários para justificar a aplicação adequada dos recursos repassados ao projeto cultural.

-Preenchimento prático específico para editais culturais: o módulo se volta ao aperfeiçoamento da Prática de inscrição, com o preenchimento prático dos formulários específicos de editais culturais.

Serviço:

Inscrições para os Cursos de Formação para o Edital das Artes 2016

Período: Até 24/07.

Inscrições através do site: www.irvc.com.br

Data das aulas: 25 a 29/07, de 8h às 12h e de 13h às 17h.

Informações: editaldasartes2016@irvc.com.br Fone: 3235.4063