Ceará Pra Curtir – Festival de música será realizado de 22 a 24 de julho, na Praça Verde do Dragão do Mar

15 de julho de 2016 - 22:15

A banda Selvagens à Procura de Lei é uma das atrações (Foto: Divulgação)

As Férias no Dragão apresentam a primeira edição do Festival Ceará Pra Curtir, de 22 a 24 de julho, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). Serão três dias intensos de programação musical gratuita com shows de Selvagens à Procura de Lei e Casa Maré, no dia 22; Beto Barbosa e Cacimba de Aluá, no dia 23; e, para encerrar, Orquestra Contemporânea de Olinda e Bloco Luxo da Aldeia, no dia 24. O festival se inicia sempre a partir das 19h e o acesso é sujeito à lotação do espaço.

Realizado pelo Sistema Jangadeiro e Centro Dragão do Mar, o Ceará Pra Curtir traz duas atrações musicais por noite para agitar as férias de cearenses e turistas. “Aproveitamos esse período das férias de julho para oferecer uma programação de curtição, animada, como o próprio nome do festival já entrega. Do rock ao frevo, da lambada ao forró, selecionamos atrações para não deixar ninguém parado”, adianta o diretor de Ação Cultural do Dragão do Mar, João Wilson Damasceno.

Atrações

Na sexta-feira (22), a partir das 19h, duas bandas cearenses abrem o festival, na Praça Verde. A primeira é a Casa Maré cujas canções autorais têm influências diversas, como bossa-nova, samba, frevo, mangue beat, música latina, reggae e ska. Em seguida, sobem ao palco os meninos dos Selvagens à Procura de Lei, com o show do último álbum gravado, o Praieiro. Radicado em São Paulo, o grupo cearense é uma das mais recentes revelações do rock brasileiro e agora segue em turnê pelo País.

No sábado (23), é dia de bailar ao som do forró e da lambada. A Cacimba de Aluá vai fazer o povo todo arrastar as sandálias com um autêntico forró pé-de-serra. Sob a tradição da sanfona, zabumba e do triângulo, vão transformar em festa a poesia do cancioneiro popular. Na sequência, tem show de Beto Barbosa, entoando as lambadas que marcaram as décadas de 1980 e 1990, no Brasil, a exemplo de Preta e Adocica. Com trinta anos de estrada, Beto Barbosa tem 12 milhões de discos vendidos. Recentemente, emplacou mais um sucesso, o forró Acelera, que, junto das famosas lambadas do cantor, também vai compor o repertório do show, em Fortaleza.

Para encerrar a maratona, no domingo (24), o Ceará Pra Curtir vai transformar a Praça Verde num verdadeiro Carnaval. Tradição entre os foliões da cidade, o Bloco Luxo da Aldeia tocará os grandes sucessos carnavalescos da música cearense. No repertório, frevos, sambas, marchinhas e maracatus de compositores como Fausto Nilo, Lauro Maia, Luis Assunção, Ednardo, Paulo Gomes, Marcus Dias, dentre outros, além de composições próprias.

Depois do carnaval do Ceará, é a vez de o carnaval de Pernambuco marcar sua presença forte, neste domingo de festival. A Orquestra Contemporânea de Olinda (OCO) apresenta o dançante e envolvente disco Bomfim, que traz em si a essência da cidade pernambucana: os moradores, os candomblés e seus afoxés, os cocos de umbigada, do Pneu e da Xambá, das loas de maracatu da Tabajara, todas, figuras fantásticas de um carnaval reconhecido no mundo todo. Os sete músicos pernambucanos, de performance sempre surpreendente no palco, vivem, se alimentam dessa Olinda transbordante de arte e autorreferências, ao mesmo tempo cosmopolita, transitando lado a lado com o que vem de fora. E, prometem, não vão deixar ninguém quieto no salão.

PROGRAMAÇÃO

Dia 22 | Sexta-feira
Casa Maré
Selvagens à Procura de Lei

Dia 23 | Sábado
Cacimba de Aluá
Beto Barbosa

Dia 24 | Domingo
Bloco Luxo da Aldeia
Orquestra Contemporânea de Olinda

SERVIÇO
Festival Ceará Pra Curtir
Quando: de 22 a 24 de julho de 2016
Onde: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Hora: a partir das 19h
Acesso gratuito. Entrada sujeita à lotação do espaço.