A diversidade do cinema cearense na tela da TVC e do Cinema do Dragão do Mar

15 de julho de 2016 - 17:35

Pedro Azevedo e Vanessa Cavalcante comandam a segunda temporada do TVCine Dragão (Foto: Rodrigo Neto)

A segunda temporada do programa T​VCine Dragão dará destaque para o cinema cearense. “A proposta é dar uma visão geral do que ocorreu nas ultimas décadas no campo do audiovisual do Ceará. Os curadores terão o desafio de tentar mostrar um panorama dessa produção, a partir da convocatória que estamos lançando em parceria com o Centro Dragão do Mar”, afirma a diretora de programação da emissora, Isabel Andrade. Segundo o documento da convocatória – lançada no dia 27/06 – poderão ser escolhidos até nove (9) filmes para serem exibidos tanto na TVC, quanto na sala de cinema do Dragão do Mar.

Com data de estreia prevista para 30 de julho, o telespectador poderá assistir toda a diversidade da produção audiovisual local através de dramas, comédias, documentários, já que o cinema cearense se caracteriza pela variedade de olhares.

O programa, que vai ao ar todos os sábados, com reapresentação às quartas­-feiras, sempre a partir de 22 horas, recebe na segunda temporada um reforço na apresentação, a cineasta Vanessa Cavalcante, que comandará ao lado do curador do Cinema do Dragão do Mar, Pedro Azevedo, as entrevistas com os realizadores dos filmes.

Uma outra novidade é a presença de plateia durante as gravações do programa. “As sessões de cinema cearense no Dragão do Mar acontecerão às segundas-­feiras. Então, a proposta também acaba por criar uma nova agenda cultural para a cidade”, afirma Pedro.

Para marcar a estreia, foram convidados três diretores que irão apresentar seus filmes ao público da TVC e do Dragão do Mar: Alexandre Veras, Glauber Filho e Petrus Cariry. De acordo com Alexandre Veras, realizador do longa “LINS – Quando Todos os Acidentes Acontecem”, o novo momento da TVC gera boas expectativas. “Essa iniciativa de focar nos longas é o primeiro passo para a construção da parceria de circulação desses filmes. Eu nunca exibi o meu filme em uma televisão e estou super feliz porque vai passar na TVC”, relata.

A temporada de cinema cearense também anima outros realizadores. Caroline Louise, integrante do coletivo Alumbramento, responsável pela produção de filmes como “Medo do Escuro”, avalia a segunda temporada como uma vitória para o audiovisual. “É uma conquista! Exibir os filmes na televisão é um jeito de levar a produção para o Interior do Estado e muitos realizadores não têm essa oportunidade! A ligação do cinema com a TV é um bom casamento”, afirma a produtora.

Já o jornalista Bruno Xavier, integrante do coletivo Nigéria e realizador do filme “Com Vandalismo”, ressalta que a parceria do Dragão do Mar com a TVC ajuda a popularizar as produções locais. “Nós simpatizamos muito com a questão de não só colocar as produções nas salas de cinema, ou nesse tipo de janela, mas também de popularizar. Eu acredito que a televisão é um espaço para ser público e todo mundo deveria ocupar e ter direito a isso. É uma coisa que a gente entende como algo que vai ajudar a democratizar a cultura e a comunicação”, defende.