Prorrogadas até o dia 15 (sexta-feira) as inscrições para as atividades formativas do Festival Música na Ibiapaba

13 de julho de 2016 - 19:40

Prorrogadas até o dia 15 de julho (sexta-feira) as inscrições para as atividades formativas do XII Festival Música na Ibiapaba, principal evento de formação musical no Ceará com foco em música popular. O festival acontecerá de 23 a 30 deste mês, com programação em Viçosa do Ceará, Croatá, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Sobral, beneficiando diretamente os estudantes e o público desses e de outros municípios. Abertas a estudantes e educadores, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site (www.festivalmusicaibiapaba.com).

Realizado pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado (Secult), com organização da Fundação Educacional Silvestre Gomes, entidade parceira selecionada via edital, o Festival Música na Ibiapaba, evento que se destaca pela proposta pedagógica ousada e pela presença de professores de excelência, entre grandes nomes da música do Ceará e do Brasil, incentiva a qualificação técnica dos participantes e a multiplicação de espaços para o aprendizado musical.

Estimulando a música em todos os sentidos, o festival chega à 12ª edição com o objetivo de provocar professores, alunos e público em geral a criar livremente e se expressar com os sons. Além das oficinas, uma serie de apresentações artísticas acontecerá nas cidades, contemplando a diversidade musical e o intercâmbio entre os artistas da Serra Grande e de Sobral.

OFICINAS

Em VIÇOSA DO CEARÁ: Poética do Som 1; Poética do Som 2; Poética do Som 3; Poética do Som 4; Poética da Cultura Popular; Sopros/metais; Sopros/madeiras; Orquestra Experimental; Prática de Conjunto Regional; Bateria; Baixo; Teclado; Acordeom; Cordas Dedilhadas; Canto na Música Popular; Rap e Hip Hop; Paisagem Sonora; O Passo – música na educação; Educação Musical e Formação Humana; Construção de brinquedos Sonoros; Musicalização; Arranjo Musical.

Em SOBRAL: Guitarra; Baixo. Em CROATÁ: Rap e Hip Hop; Prática de Conjunto de Sopros.  Em IPU – Prática de Conjunto; O Corpo como Instrumento. Em TIANGUÁ: Coral Infantil e formação de educador musical; Música na Educação. Em CARNAUBAL: Prática de Conjunto; O Corpo como Instrumento.

Em SÃO BENEDITO: Prática de Conjunto; Canto Popular. Em GUARACIABA DO NORTE: Prática de Conjunto de Sopro; Canto Popular. Em UBAJARA – Violão e Guitarra; Canto Coral. Em IBIAPINA: Interpretação da Palavra Cantada; Prática de Conjunto.

Além das oficinas, outras atividades marcam o Festival Música na Ibiapaba. O Grupo Uirapuru, de Tércio Araripe, fará workshop de experimentação com instrumentos de barro e objetos sonoros em Viçosa do Ceará. Também em Viçosa Emiliano de Castro ministra o Workshop Violão 7 cordas solista. Em Ibiapina e Viçosa do Ceará, Raphael Bruno profere a palestra sônica “A vibração do ser na cosmovisão ancestral tupi guarani”. Em Sobral, Rafael dos Santos realiza o workshop Música Brasileira. Já em Tianguá, a professora convidada Daniella Gramani, da Paraíba, conduz o “Workshop de Rítmica”.

O XII Festival Música na Ibiapaba é uma realização da Secretaria da Cultura do Governo do Estado (Secult), com a Fundação Educacional Silvestre Gomes como entidade parceira selecionada via edital. Organização: W10 Produções e Eventos.

SERVIÇO

XII Festival Música na Ibiapaba – De 23 a 30 de julho de 2016 em Viçosa do Ceará. Inscrições até o dia 15 de julho pelo site www.festivalmusicaibiapaba.com.  Informações:  (85)​3021-2111 e festivalibiapaba2016@gmail.com / f: Festival Música na Ibiapaba / Instagram: @festivalibiapaba