Casa de Candomblé promove lavagem das escadarias da AL

5 de julho de 2016 - 20:03

(Imagem: Divulgação)

Na próxima quinta-feira (07/07), o terreiro Ilê Axé Omo Tifé realiza o Omi Oya: a lavagem das escadarias da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), com concentração na Praça da Imprensa, a partir das 8h da manhã. Será a primeira vez no Ceará que o ato da lavagem, tradicional para o povo de terreiro, terá um caráter também político e de protesto.

Segundo o babalaxé, George de Iemanjá, o ato pacífico visa o fim da intolerância religiosa.  “Nós dançaremos e ergueremos nossos braços em sinal de rompimento com a moralidade excludente dos bons, a defesa do nosso povo e dos seus direitos são bandeiras que não negociamos, é preciso ainda muitos ijexas em cada bairro, vila e favela contra o extermínio do nosso povo, contra o machismo, contra a homofobia que mata, contra o racismo e a perseguição às nossas casas de candomblé”, explica.

O ato tem apoio do Fórum Cearense de Mulheres (FCM), Tambores de Safo, Instituto Negra do Ceará (Inegra), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Levante Popular da Juventude, assim como diversos outros coletivos populares. Será com água de cheiro e flores que as escadarias da ALCE serão lavadas como ato simbólico para a limpeza do ódio, do fundamentalismo e da discriminação.

Mais sobre a Omi Oya – Lavagem das Escadarias

A ação surgiu durante o 1º Ijexá para a Democracia, uma iniciativa da Casa que reuniu representantes de movimentos sociais, povos de terreiro, lideranças comunitárias e coletivos autônomos, no último dia 11 de junho. O evento marcou o início de uma série de ações que o Ilê Axé Omo Tifé pretende realizar denunciando principalmente o processo de impeachment da presidente Dilma Roussef, acompanhado da intensificação das violações de direitos das comunidades tradicionais de terreiro. O evento teve como ponto central de referência a ancestralidade e a necessidade da luta comunitária na defesa do povo de orixá que busca construir seus processos de autonomia no fortalecimento de rodas de conversas comunitárias e na resistência dos movimentos sociais. Na roda, foram relatados vários conflitos, denúncias, iniciativas de resistência, memória e coletividade.

Serviço: Omi Oya – Lavagem das Escadarias da Assembleia Legislativa

Dia 07 de julho (quinta-feira), às 8h
Concentração – Praça da Imprensa (Percurso pela Av. Desembargador Moreira)
Ponto de Chegada – Assembleia Legislativa do Ceará