Festa de São Pedro dos Pescadores acontece até quarta (29/06) no Mucuripe

28 de junho de 2016 - 15:05

Tradição da nossa cultura litorânea, a Festa de São Pedro dos Pescadores se repete desde a década de 1930, numa celebração da fé e da fartura dos nossos verdes mares. As comemorações tiveram início na segunda-feira (27/6), com apresentação do Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, apresentação do Grupo Forró de Cabo a Rabo. Na terça-feira (28/6), também às 20 horas, a Quadrilha Junina Infantil Chama da Fogueira se apresenta e, na sequência tem muito pé de serra regional com o Forró É o Novo!

O ponto alto da Festa acontece na quarta-feira (29/6), Dia de São Pedro, protetor dos pescadores, a partir das 8 horas, com uma missa campal seguida da tradicional procissão de jangadas. Na ocasião, a imagem do padroeiro da comunidade pesqueira embarca junto aos fiéis para alto mar para retornar horas depois em meio a muita festa.

A igreja de São Pedro dos Pescadores é a única construção da antiga vila de pescadores que ainda se mantém de pé, tombada e também registrada como Patrimônio Cultural de Fortaleza. Os festejos a São Pedro dos Pescadores são de grande importância para a memória de toda a comunidade pesqueira.

A pedra fundamental da Igreja de São Pedro dos Pescadores foi colocada em 1852. Na época, ela era chamada de Capella Nossa Senhora da Saúde do Mucuripe. O templo já foi lugar de mobilização da comunidade em 1909, quando os moradores se uniram em oposição à Diocese, que havia determinado o arrolamento dos bens e a instalação de um cofre no local. A Igreja ficou fechada durante sete anos, sendo reaberta em 1937, com o nome de Capella de Nazaré, para só depois receber o nome de São Pedro dos Pescadores.

A Festa de São Pedro dos Pescadores é uma realização da Colônia Z8 de Pesca e Aquicultura de Fortaleza, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura.

Festa foi o primeiro bem imaterial registrado de Fortaleza

A Festa de São Pedro dos Pescadores, a igrejinha que leva o nome da festa e o seu entorno representam, juntos, o primeiro bem imaterial registrado de Fortaleza. O registro, proposto e legitimado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic), com base na Lei Nº 9.347/2008, reconhece e protege a vivência coletiva do trabalho, a religiosidade, o entretenimento, as artes e diversas outras práticas sócio-culturais intangíveis e de valor inestimável. Essas expressões são preservadas e protegidas em respeito aos antepassados e gerações futuras, fortalecendo o sentimento de pertencimento de um povo ao seu lugar.

Programação Festa de São Pedro dos Pescadores

Terça-feira (28/6)
20h – Apresentação da Quadrilha Junina Infantil CHAMA DA FOGUEIRA
20h30min – Forró Pé de Serra Regional FORRÓ É O NOVO!

Quarta-feira (29/6)
8h – Missa Campal