Campanha estimula gentileza e respeito aos idosos em transporte público na capital

13 de junho de 2016 - 17:46

Os idosos representam 15,35% das vítimas fatais no trânsito, segundo Informações do Data SUS de 2013, e a cada hora, pelo menos, dois idosos sofrem algum tipo de violência no Brasil, segundo levantamento anual da Secretaria dos Direitos Humanos do Governo Federal. Os dados revelam a vulnerabilidade da pessoa idosa e são alarmantes, sobretudo porque, até 2055, a população brasileira será majoritariamente idosa, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Tomando por base esta questão e em alusão ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado no dia 15 de junho, a Defensoria Pública do Estado do Ceará, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Intermunicipal e Interestadual do Ceará (Sinterônibus), com o apoio da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), firmam parceria e lançam a Campanha Idosos Primeiro, voltada para que os operadores e usuários do Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros do Ceará sejam capacitados e informados sobre o tema.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2014 (Pnad), hoje o número de indivíduos no Brasil com mais de 60 anos de idade já é superior a 28 milhões de pessoas, representando cerca de 13,7% da população do País. A proposta da campanha é trabalhar a conscientização do motorista e operador do sistema municipal e intermunicipal sobre o Estatuto do Idoso e estender os benefícios da iniciativa para a educação em direitos de toda a população.

Lançamento

No dia 15, dia de lançamento da Campanha Idosos Primeiro, a partir de 8h, a Defensoria fará uma manhã de orientação jurídica a pessoa idosa, o Sindiônibus fará a emissão do cartão do idoso gratuitamente e serão disponibilizados serviços de saúde, na Praça do Ferreira, das 8h às 12h. Nesta manhã, haverá ainda a assinatura do termo de parceria entre a Defensora Geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, o presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, o presidente do Sinterônibus, Mário Albuquerque, às 9h. No dia 16 de junho, os defensores públicos do Núcleo do Idoso estarão na sede do Sindiônibus capacitando os instrutores e operadores do Sistema de Transporte Urbano e Intermunicipal sobre os direitos da pessoa idosa nos coletivos e no trânsito.

Já no dia 24 de junho, a ação de conscientização ocorrerá, às 14h, no Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, com orientação jurídica, atendimentos em saúde e emissão do cartão do idoso. Os defensores públicos do Núcleo do Idoso também farão capacitação voltada para motoristas e cobradores em todas as garagens das empresas, visando educar e conscientizar sobre o direito do passageiro idoso. Além disso, a Defensoria Pública atua nas causas da pessoa acima de 60 anos em um núcleo específico, que se localiza na Rua Nelson Studart, s/n, bairro Luciano Cavalcante. Mais informações, ligue 129.

15 de junho – Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Lançamento da Campanha Idosos Primeiro

Orientação Jurídica com os Defensores Públicos

Emissão do Cartão do Idoso pelo Sindiônibus