Governo do Ceará lidera ranking de transparência do MPF

9 de junho de 2016 - 18:29

Estado atinge nota 10, a máxima no levantamento

Em mais uma avaliação do Portal da Transparência e dos serviços de transparência prestados pelo Governo do Estado do Ceará, o Ministério Público Federal (MPF) atribuiu nota máxima, reconhecendo o Estado como líder em transparência do Brasil, de acordo com dados do Ranking Nacional da Transparência, divulgado nesta quarta-feira (8). A nota conferida ao Ceará melhorou em relação ao último levantamento feito pelo órgão em 2015, saltando de 8,2 para 10, um aumento de 21,95%. Segundo o órgão, o nível de transparência de estados e municípios brasileiros aumentou cerca de 31% em seis meses.

“Ficamos bastantes satisfeitos com o resultado do Ceará, pois, ao mesmo tempo que nos enche de orgulho, também aumenta a nossa responsabilidade para mantermos nosso mecanismos de transparência sempre disponíveis e atrativos para os cidadãos. As avaliações periódicas realizadas por diversas entidades brasileiras são sempre bem-vindas. Elas funcionam como termômetros para que os gestores não se descuidem em nenhum minuto de abastecer os portais da transparência”, avalia o secretário Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará, Flávio Jucá.

Os dados para a montagem do ranking, organizado pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF, foram levantados entre os dias 11 de abril de 2016 e 25 de maio de 2016 nos portais da transparência dos 5.568 municípios e dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. A média desta edição foi superior à da edição passada, saltando de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016. Ao lado do Ceará, os estados do Espírito Santo e de Rondônia também conquistaram nota máxima.

O levantamento leva em conta aspectos legais e boas práticas de transparência, com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). A medição é feita a partir do grau de cumprimento da legislação verificado, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez.

Saiba mais:

http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/ranking

http://transparencia.ce.gov.br/

08.06.2016

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Vandecy Dourado – Assessor de Comunicação ( vandecy.dourado@cge.ce.gov.br )
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara