Resultado da nova programação da TVC

24 de abril de 2016 - 16:18

Agradecemos a participação de todos que apresentaram suas propostas.

A Comissão de Avaliação da Programação da TVC instituída pela Instrução Normativa 01/2015, composta por Tibico Brasil – produtor Audiovisual e Presidente da TVC, Isabel Andrade – Jornalista e Diretora de Programação da TVC, Chagas Vieira – Jornalista e Assessor Especial de Comunicação do Governo do Estado do Ceará, Marcelo Ikeda – Professor Universitário e Presidente da Câmara Setorial do Audiovisual e Francisco Salvino – Produtor Audiovisual e representante do Fórum Cearense do Audiovisual reuniu-se no período de 15 de janeiro a 27 de fevereiro para analisar 49 (quarenta e nove) propostas de programas apresentados por instituições públicas e privadas e parceiros independentes.

De acordo com o resultado da Comissão de Avaliação foram deferidas as seguintes propostas:

PROPOSTA/PROGRAMA PROPONENTE/RESPONSÁVEL
Canal Zoa Gabriel Aguiar de Andrade-ME
Mapadoc – Onde a Arte se Revela Cia Pã de Teatro, Pesquisa, Produções
Nordeste desconhecido Laser Vídeo Produções Ltda
Nada Mole Vida Geek Barbearia Criativa
Arquivos Móveis IPHANAQ
Agradecemos a participação e contribuição de todos os produtores e entidades públicas e privadas que apresentaram suas propostas de programas. Reafirmamos nosso propósito de qualificação da programação da TVC, garantindo sempre a pluralidade de expressões da sociedade cearense, a valorização da cultura regional e a promoção da produção audiovisual local.

Considerando que a convocatória preenche somente parte da grade de programação composta por produções independentes, havendo ainda os programas da linha editorial e programas da linha de coprodução, informamos que a programação completa da TVC para o ano 2016 está divulgada abaixo.

Obs.1Os proponentes/responsáveis deverão apresentar cronogramas de produção e a documentação necessária para formalização de instrumentos legais de vínculo entre a TVC, apoiadores culturais e os proponentes/responsáveis, nos quais serão definidos os direitos e obrigações inerentes às partes. As datas, horários e períodos de exibição dos programas serão definidos posteriormente.

Conheça a programação completa da TVC 2016

A TVC está passando por um processo de qualificação de conteúdo e modernização administrativa como Televisão Pública. Uma das premissas de uma Televisão Pública é estar à serviço do interesse público, do debate público e da afirmação das políticas públicas. A TVC faz parte da Rede Pública de Televisão e transmite a programação da TV BRASIL a qual é associada. Além disso, tem o compromisso de promover a produção audiovisual local, dando destaque à diversidade regional e visibilidade às expressões culturais do Estado do Ceará. A programação da TVC 2016 é composta por três linhas distintas de produção:

1) Programas Editoriais: são aqueles cujas etapas de elaboração e produção do conteúdo são de responsabilidade da emissora. Nessa linha, estão os programas das faixas Jornalismo e Tradição da TVC.

Jornal da TVC – edição noite

Jornal da TVC – edição dia – estreia prevista para junho

Repórter TVC – boletins jornalísticos durante a programação

Com a Bola Toda – programa esportivo semanal

Bola 5 –  programa esportivo semanal

Tá na Fita – interprograma sobre o acervo histórico da TVC

Ceará Caboclo – programa semanal de música regional

Diálogo – programa semanal de entrevistas

Ontem, Hoje e Sempre – programa semanal de música

Sanfonas do Brasil – programa semanal de música regional

Papo Literário – programa semanal de literatura

TVCult – programa semanal de cultura – estreia prevista para junho

Opinião Pública – programa de debate sobre a atualidade com representantes de setores organizados da sociedade e das universidades – estreia prevista para julho

2) Programações realizadas em coprodução: cooperação com instituições sem fins lucrativos. Fazem parte desta linha os programas das faixas Cidadania, Educativa e Transmissões ao Vivo.

Conexões Periféricas (Instituto Cuca)

TVCine Dragão (Fundação Joaquim Nabuco e Instituto de Arte e Cultura do Ceará)

Os Cearenses (Fundação Demócrito Rocha)

Justiça do Trabalho (Tribunal Regional do Trabalho)

Saber Direito (Universidade Federal do Ceará –  UFC)

Hora do Enem (Fundação Roquette Pinto e MEC) – estreia prevista para maio

Gênero Plural (Fábrica de Imagens) – estreia prevista para setembro

Transmissões ao Vivo

Sorteio Minha Casa Minha Vida – Governo Federal e Câmara Municipal de Fortaleza

Concerto em homenagem a Humberto Teixeira – Orquestra Sinfônica da UECE

TVC na Maloca Dragão (Instituto de Arte e Cultura do Ceará)

Conferência Internacional Saberes para uma Cidadania Planetária – Palestra com Edgar Morin (Universidade Estadual do Ceará –  UECE)

3) Produções Independentes: conteúdos realizados por produtoras e entidades selecionados por convocatória ou edital por demanda ou licenciamento de conteúdo. Fazem parte desta linha os programas das faixas Documentário, Jovem e Religiosa (*).

Mapa Doc – Cia Pã de Teatro, Pesquisa, Produções

Nada Mole Vida Geek – Barbearia Criativa

Nordeste Desconhecido – Laser Vídeo Produções Ltda

Canal Zoa – Gabriel Aguiar de Andrade-ME

Arquivos Móveis – IPHANAQ

Lapso – Aquasis, Clarear

Tempo de Brincar, Tempo de Crescer – Unicef, Instituto Sol, Fundação Casa Grande e Nigéria Filmes

Ceará Católico – Ana Clara Rocha

Programa da Família – Armando Nóbrega

Aos Pés de Jesus – Novva Filmes

Refrigério e Paz – Ordem dos Ministros Evangélicos do Ceará

Semeando – Afonso Ibiapina

Falando Sério do Amor de Deus – Samuel Munguba

Santa Missa – Arquidiocese de Fortaleza

(*) Os programas religiosos passarão a compor uma faixa exclusiva de horário e deverão se adequar às normas da Rede Pública de Comunicação.