Boletim Integrado de Ações de Apoio aos Cearenses Afetados pelas Chuvas

2 de maio de 2023 - 11:45

Atualizado em 2 de maio de 2023, às 11h35

📌2/05: BOLETIM DE TRAFEGABILIDADE DAS RODOVIAS ESTADUAIS

Neste período de chuvas intensas, a Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) reforça aos condutores o alerta para que respeitem a sinalização, em especial aquelas de interdição de pista. Também recomenda prudência, principalmente diante de pontos de alagamento, passagens molhadas e condução em período noturno durante chuva.

REGIÃO DE SOBRAL

🟡 CE – 362, distrito de Taperuaba, em Sobral, até a CE-257: a via tem bloqueio parcial após registro de erosão de um bueiro. A equipe da SOP sinalizou o trecho e planeja a recuperação, que deve ocorrer nos próximos dias.

LITORAL OESTE E VALE DO CURU

🟡 CE-173, trecho de Missi ao município de Irauçuba: a via tem bloqueio de uma pista por registro de erosão no solo e comprometimento de bueiro. Equipes da SOP sinalizaram o local e planejam a recuperação da via, que deve ocorrer nos próximos dias.

REGIÃO DO CARIRI

🟡 CE-166, de Santana do Cariri a Nova Olinda: a rodovia apresenta pontos em erosão, está sinalizada e continua operando com bloqueio parcial da pista. As equipes estão aguardando o cessar das chuvas para dar continuidade à recuperação do trecho.

MACIÇO DE BATURITÉ

🟡 CE-356, distrito de Jaguarão, em Aracoiaba: um ponto da rodovia registra um ponto de alagamento devido aumento do volume de água de um reservatório. A SOP orienta que os condutores tenham cautela e evitem trafegar pelo trecho, especialmente quando chove.

REGIÃO DE CRATEÚS

🟡 CE-257, entre Ipueiras e o distrito da Matriz: o tráfego está parcialmente interditado por conta de um deslizamento de barreira. A equipe da SOP sinalizou o trecho e deu início à recuperação na manhã desta terça-feira (2).

TRECHOS LIBERADOS NA ÚLTIMA SEMANA

🟢 CE-311: trecho de Viçosa do Ceará a Santa Terezinha
🟢 CE-257: localidade de Pai João em Aratuba
🟢 CE-371: de Palhano a Itaiçaba

Proteção Social

A Secretaria da Proteção Social enviou equipes para dar suporte ao atendimento em Farias Brito.

Moradores de 15 municípios receberam cestas básicas adquiridas pelo Governo do Ceará, por meio da Coordenadoria da Defesa Civil, para auxiliar as famílias afetadas pelas últimas chuvas. Foram contemplados os municípios de Choró, Altaneira, Missão Velha, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Deputado Irapuan Pinheiro, Barreira, Itatira, Lavras da Mangabeira, Porteiras, Guaramiranga, Tururu, Independência e Umirim. Nove municípios já tinham sido atendidos com doações da Secretaria da Proteção Social (SPS): Aratuba, Uruburetama, Itapipoca, Pacatuba, Umirim, Milhã, Senador Pompeu, Itapajé e São Benedito.

Balanço de doações

2.660 cestas básicas
1.582 quilos de alimentos in natura e macarrão do programa Mais Nutrição
464 colchões

Além da doação de alimentos, a SPS tem orientado os municípios quanto aos protocolos de atendimento e gestão das situações de alagamento. Cada um dos municípios atingidos recebeu a equipe da SPS logo nas primeiras horas após o ocorrido para auxiliar nos primeiros encaminhamentos. A equipe psicossocial tem orientado quanto ao trabalho de gestão da crise, o cadastro e atendimento às famílias atingidas, a elaboração de um protocolo de prioridades e de um plano de contingência em cada município.

🚨Municípios que declararam Situação de Emergência (20)🚨

▪️São Benedito
▪️Tabuleiro do Norte
▪️Farias Brito

🚨Municípios em Estado de Calamidade Pública (1):
▪️Milhã

📊Números Totais
▪️Desabrigados e/ou desalojados: 2.994
▪️Feridos: 29
▪️Mortos: 7

Serviço

Cadastre seu aparelho celular para receber alertas da Defesa Civil; envie, gratuitamente, um SMS com o CEP da sua rua para o número 40199.

Para acionar Bombeiros ou Defesa Civil em caso de emergência, ligue 193.
A SOP mantém um canal direto de comunicação com a população por meio do WhatsApp das Estradas, por meio do número (85) 98404-9800.

O Samu 192 Ceará, que cobre todo o estado, com exceção de Fortaleza, funciona 24 horas e conta com profissionais socorristas de prontidão para atendimento ao cidadão. Basta ligar para o número 192.
Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops): 190