Banner

Banner

Telefones Úteis

Redes Sociais

Ações de combate à violência contra a mulher são destaque no “Judiciário em Evidência” desta semana PDF Imprimir
Sex, 05 de Janeiro de 2018 10:59

A entrevistada da semana é a juíza Ana Cláudia Gomes de Melo, titular da 2ª Vara de Quixadá (Foto: Divulgação/TJCE)

O “Judiciário em Evidência” inicia o ano de 2018 com programa especial sobre os projetos da Justiça cearense para combater a violência doméstica e familiar contra a mulher. A entrevistada é a juíza Ana Cláudia Gomes de Melo, titular da 2ª Vara de Quixadá e também diretora do Fórum da referida comarca.

A magistrada fala do projeto “Diálogos de Paz”, que tem o objetivo de promover a conscientização da sociedade sobre esse assunto através de palestras nas escolas e orientação psicológica a homens que cometeram agressão.

“A ideia foi criar um grupo de retificação subjetiva do agressor. Os encontros ocorrem todas as semanas, com no máximo 12 homens, e possibilitam que eles se questionem sobre suas práticas violentas”, esclarece. A iniciativa ocorre em parceria com o Núcleo de Psicologia da Universidade Católica de Quixadá.

A metodologia foi escolhida após a juíza perceber que as vítimas, em geral, tem o mesmo comportamento “de defender o agressor e até se colocar na condição de provocadoras da violência”. Enquanto o agressor “tende a não acreditar que cometeu o crime, acha que fez algo legítimo”.

A entrevistada salienta que o Brasil é o 5º país do mundo quando o assunto é violência contra a mulher. Ela acrescenta que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema tem “caráter epidêmico porque traz transtornos de várias ordens para a saúde pública decorrentes de agressões físicas, partos prematuros, depressões”, por exemplo.

O “Judiciário em Evidência” desta semana ainda traz reportagens sobre ações promovidas pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza para acelerar o julgamento de processos, conscientizar estudantes e dar mais segurança às mulheres que têm medida protetiva deferida. E você vai saber detalhes do projeto “Paz no Lar”, desenvolvido pela 3ª Vara Criminal de Maracanaú, que garante a visita regular do juiz às casas das mulheres vítimas de agressão.

O programa será exibido neste sábado (06/01), às 15h, na TVC. Sintonize pelos canais: 5.1 digital, 5 Vivo, 17 NET e 17 Multiplay.

Fonte: Assessoria de imprensa do TJCE

 

Calendário

Janeiro 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

Banner