TVCine Dragão apresenta Especial Festival NOIA de Cinema Universitário

21 de outubro de 2016 - 03:55

 

Com apresentação da cineasta Vanessa Cavalcante, serão exibidos 5 programas que vão dar destaque as produções audiovisuais de todo Brasil (Foto: Rodrigo Neto)

A partir deste sábado (22/10), às 10h da noite, a terceira temporada do TVCine Dragão começa a dar espaço para as produções universitárias cearenses e de outros estados. Por meio de um programa especial do NOIA – Festival do Audiovisual Universitário, serão apresentados curtas-metragens de jovens realizadores selecionados da edição de 2015 do Festival.

“Vamos mostrar os olhares desses jovens estudantes sobre temas variados. O cinema universitário é um segmento interessante pois os realizadores tendem a experimentar e questionar muito o fazer cinematográfico. Então existe uma contribuição importante que também deve encontrar espaço na TV. Vai ser muito legal!”, explica a apresentadora e curadora do programa, Vanessa Cavalcante.

No programa de estreia você vai conferir os filmes Navy (de Delano Soares); Nunca Fomos Embora (de Samuel Carvalho) e De Terça pra Quarta (de Victor Costa Lopes), que retratam olhares sobre as noites da cidade de Fortaleza.

“Nunca Fomos Embora”, curta do aluno Samuel Carvalho, será exibido no programa de estreia (Foto: Divulgação)

Para o diretor executivo do Festival NOIA, Paulo Benevides, a parceria com a TVC é importante para a popularizar o cinema universitário. “Estamos felizes com esse apoio e a abertura que a emissora vem dando para o festival. Após 15 anos de produção dessa linguagem inteligente desenvolvida pelos estudantes brasileiros, a parceria representa um ‘trampulim’ para o atual momento do cinema universitário”, afirma.

Sintonize na TVC pelos canais: 5 VHS, 17 Multiplay, 17 NET, 5 Vivo.

Confira abaixo a lista com as datas do Especial NOIA – Festival do Audiovisual Universitário

22/10 – Curtas sobre Fortaleza

29/10 – Curtas sobre Humor

05/11 – Documentários

12/11 – Curtas sobre Experimentações Estéticas Sonoras

19/11 – Curtas sobre ‘Cinema Estranho’

Mais sobre o NOIA – Festival do Audiovisual Universitário

A 15ª edição do Festival do Audiovisual Universitário, acontece gratuitamente de 22 a 27 de novembro de 2016, na CAIXA Cultural Fortaleza. Além da tradicional mostra de curtas-metragens, a edição comemorativa de 15 anos do festival expande a programação com uma exposição que contará a história do NOIA através de uma linha do tempo, bem como resgata as mostras competitivas de fotografia e bandas universitárias cearenses, com intuito de gerar uma relação híbrida entre som e imagem que em movimento formam o audiovisual. O 15º NOIA é realizado pela PROPONO Consultoria Executiva, apoio institucional do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult-CE) e o Governo Federal do Brasil, apoio cultural da Companhia Energética do Ceará (Coelce) e parceria da Vila das Artes (Prefeitura de Fortaleza), 1Bando, VAAC e Karthaz Cultura. A programação completa pode ser acessada no site: www.festivalnoia.com.br

Rodrigo Neto

Jornalista e Redator do Portal e Redes Sociais da TVC

(85) 3101.3123 / 3101.3124